8 Dicas e Estratégias para criar uma loja virtual de sucesso

Uma pesquisa realizada pelo site Mercado e Consumo, mostrou que 74% dos brasileiros preferem compras online, e essa  tendência teve um salto devido a pandemia, o que impulsionou as vendas pela internet no Brasil e no mundo.

Entretanto, para se criar uma loja online é preciso ficar atento a estratégias para fazer a loja virtual além de crescer, ser lucrativa e principalmente duradoura.

Nesse artigo vamos dar dicas de como criar uma loja virtual e ter sucesso nessa empreitada que está atraindo cada vez mais adeptos devido a comodidade de ser dono de seu próprio negócio e empreender do conforto de seu lar.

1. Defina a marca e o público-alvo

Uma das mais importantes etapas para abrir uma loja online é definir a marca  e também o público alvo, pois isso envolve a criação da identidade da empresa e qual o tipo de cliente vai comprar o produto.

Por isso nessa etapa, é preciso já tem um logomarca em mente, e também os produtos que serão oferecidos e o nicho da empresa, pois esse tom de voz que será utilizado na comunicação e o tipo de experiência que será proporcionado aos clientes será a peça chave para o fortalecimento da marca e fidelidade dos interessados em adquirir os produtos da sua empresa.

O público-alvo bem definido vai ser fundamental para a criação de estratégias de marketing, ou seja, precisa se levar em conta fatores como:

  • idade
  • gênero
  • localização
  • hábitos de compra
  • preferências de consumo

Ao se conhecer o perfil de cliente ideal para sua loja online, é possível lançar mão de estratégias eficazes que satisfaça tanto os cliente quanto a empresa, gerando assim uma conexão que gerará frutos, ou seja a fidelidade de ambos para futuras compras e vendas de mais produtos.

2. Escolha a plataforma de e-commerce ideal

Uma plataforma de e-commerce incorreta pode transformar seu sonho de empreender em um pesadelo, ou seja, essa é uma etapa fundamental para a criação de um negócio online bem sucedido.

Existem no mercado hoje, várias plataformas gratuitas para criar uma loja virtual para quem está iniciando sua trajetória, uma delas é a Nuvem Shop, que tem planos gratuitos e também planos mais avançados, porém com valores justos e acessíveis. 

Confira o artigo: Descubra qual a melhor plataforma de ecommerce para sua loja virtual em 2022

No momento da escolha, é importante considerar fatores como:

  • Facilidade de uso
  • Escalabilidade
  • Preço
  • Suporte

Essa etapa dependerá das necessidades do empreendimento, como o orçamento e o tempo disponível para se dedicar ao projeto.

A plataforma escolhida,  precisa também oferecer uma boa integração com outras plataformas para facilitar o uso, alguns exemplos:

  • softwares de gerenciamento de estoque
  • softwares de gerenciamento financeiro
  • Integração com a contabilidade
  • ferramentas de marketing

Para concluir, escolher a plataforma ideal para seu tipo de negócio online é crucial para o sucesso a longo prazo, por isso dedicar um tempo para analisar e investir nessa etapa vai evitar problemas futuros.

3. Crie um catálogo de produtos atraente e organizado.

Criar um conteúdo de qualidade para sua loja virtual é uma estratégia muito eficaz para atrair e reter clientes.

Esse conteúdo pode ser informativos, educativo ou simplesmente engajar seu público-alvo, para criar essa conexão, fazendo assim o cliente se identificar e se tornar fiel a sua marca.

Há vários mecanismos na internet para ser criado o conteúdo para seu empreendimento, porém, atualmente um dos mais usados são as redes sociais, como instagram, facebook, youtube, linkedin, etc.

Confira o artigo: Confira as Redes Sociais mais acessadas em 2022

Entretanto, outros veículos de comunicação como e-mail marketing, blogs, tráfego pagos, são também ótimas estratégias que com certeza irão ajudar sua loja virtual a crescer.

Um fator de suma importância na hora de criar os conteúdos é de que ele precisa ser autêntico, original e tenha a personalidade da marca, ou seja essa identificação com o público alvo, tem que ser explícita na divulgação do conteúdo.

4 .Desenvolva uma estratégia de marketing digital

O marketing digital, nos dias atuais é sem dúvida a melhor forma para atrair clientes e consolidar a marca da sua loja virtual no mercado.

Para sintetizar o assunto algumas técnicas são imprecindiveis como:

  • email marketing: ter uma cartela de dados dos clientes é um dos maiores ativos que uma empresa pode possuir, e o e-mail marketing pode ser usado para mandar ofertas exclusivas aos clientes com o objetivo de fazer novas vendas
  • tráfego pago: que são anúncios pagos no google ou nas redes sociais para aumentar a visibilidade e consequentemente as vendas
  • redes sociais: também conhecido como marketing de conteúdo, essa técnica visa a criação de conteúdos em redes sociais ou que sejam relevantes ou que apenas entretenham os clientes.
  • influenciadores digitais: podemos chamar também de marketing de influência, que é a técnica de patrocinar personalidades na internet para promover algum produto ou sua marca.

Para saber mais sobre técnicas de marketing digital, confira o post: Estratégias avançadas de Marketing Digital: Gerando Leads e Aumentando conversões

5. Utilize técnicas de SEO

Uma forma de atrair clientes para sua loja,  que realmente é muito eficaz é a otimização de mecanismos de busca (SEO).

Como já amplamente conhecido, o Google é a plataforma de busca mais utilizada no Brasil e no mundo, por isso essa ferramenta é essencial para criar autoridade da sua marca e também para aumentar a visibilidade da sua loja virtual.

Algumas formas de otimização para aumentar o tráfego e vendas do seu empreendimento através de técnicas de seo são:

  • pesquisa por palavra -chave
  • descrição do produto
  • estrutura do site da loja virtual
  • domínio registrado
  • organização do conteúdo
  • criação de backlinks, etc.

Resumindo, não se pode deixar de aproveitar essa rede de publicidade gratuita e eficaz que é o google, otimizar o site da sua loja para os mecanismo de vendas pode ser um percentual considerável nas vendas e nos resultados da sua empresa.

6. Personalize a experiência do cliente

Conseguir a atenção dos clientes em um mercado tão concorrido como o mercado digital, é sem dúvida um desafio para todas as empresas de um modo geral.

Por isso, é importante a personalização é altamente eficaz na personalização da experiência do cliente, para assim a manter fidelidade, aumentar as vendas  e consequentemente aumentar o faturamento da empresa.

A personalização do cliente está ligada diretamente ao oferecimento de um atendimento personalizado e adequado às preferências e as necessidades individuais de cada um.

Uma das formas dessa personalização é através da já citada coleta e uso dos dados do clientes que está incluso:

  • histórico de compras
  • preferências de compras
  • comportamento de navegação, etc.

Com esses dados é possível sugerir produtos personalizados e ofertas e descontos compatíveis com o gosto do cliente, o que será determinante para a decisão de compra e recompra na sua loja.

Saiba mais no artigo: LGPD: A nova realidade do marketing digital

Outra forma que também se mostra bem eficaz é o e-mail marketing, que é uma forma de comunicação direta e personalizada que inclui:

  • newsletter, 
  • emails de aniversário, 
  • novas coleções 

Outra forma de oferecer uma experiência de compra melhor para o cliente é facilitar as trocas e devoluções, que é sempre um fator determinante para o cliente escolher comprar ou não na loja.

Enfim, essa personalização cria uma relação de confiança com o usuário, a fidelização é fundamental para o crescimento e consolidação da marca no mercado,  portanto essa é uma área que vale muito a pena um investimento mais profundo para a saúde a longo prazo da empresa.

7. Utilize dados e análises para tomar decisões sobre gestão

Como já foi dito no artigo, a coleta de dados dos clientes é fundamental para o crescimento e manutenção da sua empresa.

Esses dados além de serem usados para a melhoria da experiência do cliente, podem ser usados também para decisões de natureza financeira e gerencial.

Os dados coletados pode ser usados para as tomadas de decisão como:

  • identificação das tendências
  • horários para fazer trafego pago
  • páginas e produtos mais visitados
  • comportamento do cliente

As decisões gerenciais  que podem ser tomadas vão desde ajuste de preços e oportunidades de novos produtos, até a retirada de produtos não muito aceitos pelo público alvo da loja.

Além disso, esses dados podem ser usados para a melhoria dos processos de checkout e identificar problemas de usabilidade da plataforma de vendas.

Resumindo, a loja virtual precisa ser sempre monitorada e analisada quanto ao seu desempenho e o cliente é a peça chave desse processo, pois é o que irá manter o empreendimento crescente e lucrativo.

8. Ofereça opções de pagamento e de entrega

No Brasil é culturalmente aceito o parcelamento das compras no cartão de crédito e também em outras formas como o carnê, que era muito usado nas lojas de móveis e eletrodomésticos antigamente, o parcelamento por boleto, e recentemente o parcelamento por PIX.

Porém, para ter uma garantia de pagamento, o ideal é só utilizar a forma de parcelamento no cartão de crédito mesmo.

Essa flexibilidade para pagamento é essencial para a decisão de compra do cliente, assim como é importante oferecer um incentivo como descontos para as compras à vista, assim aumentando a satisfação do cliente em relação a marca.

Quanto às opções de entrega é também importante oferecer opções com fretes mais baratos e, dependendo do valor das compras do cliente até um frete grátis.

Porém, essas opções têm que ser somadas a um todo, no processo, para o cliente se sentir satisfeito com a compra de um modo geral.

Para concluir, os aspectos essenciais para criar uma loja virtual lucrativa e mais importante duradoura é a dedicação e as estratégias certas empregadas no processo.

As dicas apresentadas no artigo se bem empregadas podem decidir o sucesso no empreendimento, que de fácil não tem nada, porém quando se entende o processo se torna prazeroso e gratificante, tanto economicamente quanto a satisfação pessoal de construir sua uma empresa bem sucedida nesse mercado tão concorrido.

Um dos pontos que devem ser observados nessa trajetória é a escolha da plataforma de ecommerce ideal para sua loja virtual.

Aqui,  sempre indicamos a Nuvem Shop que é uma plataforma com uma interface amigável para os usuários e clientes, com ferramentas de SEO integradas, opções de pagamento e entrega flexiveis, recursos para a gestão da empresa e um suporte técnico impecável.

NUVEMSHOP-LOJA-VIRTUAL

Seu sonho de ter seu negócio digital pode ser realizado, e é importante aproveitar o momento do mercado aquecido para criar sua marca e obter sucesso ainda esse ano no mercado digital.

Perguntas Frequentes

Quais são as dicas mais importantes para criar uma loja virtual de sucesso?

Escolha uma plataforma de e-commerce confiável, crie um site com um design bonito, simples e fácil de navegar, ofereça produtos de qualidade e tenha bastante atenção na logística e formas de pagamento.

Como tornar uma loja virtual mais atraente?

Crie um site simples e responsivo, invista em marketing e ofereça descontos e promoções exclusivas.

Como aumentar o tráfego para uma loja virtual?

Otimize os mecanismo de busca do google, invista em trafego pago e seja constante nas redes sociais e no contato direto com seus possíveis clientes.

Como mensurar o sucesso da minha loja virtual?

Comece pelo numero de visitantes, numero de vendas e recompras, taxa de conversão e ticket médio de compras.