Como fazer um plano de negócios e qual sua importância para as empresas?

Muitas pessoas têm dúvidas de como fazer um plano de negócios, por isso confira a seguir um passo a passo simples, prático e objetivo para fazer sua empresa começar do jeito certo.

Uma ideia de negócio, não deve ficar só na ideia.

Na hora de colocar em prática, surge aquele frio na barriga do aspirante a empreendedor, junto com o medo de fracassar e o excesso de informações disponíveis sobre o assunto, nessa hora a cabeça vai a mil.

Um ótimo e também muito famoso artigo sobre o famoso “Empreendedorismo de Palco” ilustra muito bem essa situação, como mostra o trecho a seguir:

Empreender é difícil e envolve coragem, comprometimento e muitas noites sem dormir; aquela azia constante no estômago e a sensação de que tudo, de uma hora para a outra, irá desabar.

CARVALHO, I. C. Disponível em https://medium.com. Acesso em 20 jul 2022.

Por isso colocar essa ideia no papel é tão importante.

Surge então o já bem conhecido “Plano de Negócios”.

Por que afinal no Brasil, segundo o site Valor Econômico, 1 em cada 5 empresas fecham no seu primeiro ano de vida.

Por esse motivo o planejamento inicial é tão necessário para qualquer empreendimento.

Nesse artigo você terá todos as informações e um passo a passo bem simplificado para montar seu Plano de Negócios e finalmente começar a empreender no mercado Digital.

1. O que é um plano de negócios?

Um plano de negócios é um planejamento que todo empresário deve ter antes de começar um empreendimento.

Esse planejamento descreve os produtos ou serviços a serem comercializados, como ela vai gerar receita financeira para empresa e principalmente a estratégia a ser seguida para alcançar esses objetivos.

Porém, às vezes, mesmo após a empresa aberta e em pleno funcionamento, é recomendado fazer um plano de negócios, com o intuito de alinhar a empresa com as expectativas futuras.

Ou seja, o Plano de Negócios é importante em todos os estágios em que a empresa se encontra, por esse motivo deve sempre ser revisado e aprimorado.

2. Pra que serve um plano de Negócios?

Além de ser um planejamento de uma futura empresa, ou mesma de uma empresa em pleno funcionamento, o plano de negócios serve para alinhar estratégias e também alguns outros pontos.

Veja alguns exemplos:

  • Planejamento
  • Conseguir financiamento
  • Alavancar investimentos
  • Identificar pontos fracos
  • Pesquisa de mercado
  • Parcerias

3. Por que sua empresa precisa de um plano de negócios?

Sua empresa precisa de um plano de negócios porque é a ajuda o empreendedor, a saber se sua ideia é realmente viável, e também se vale a pena investir seu tempo e dinheiro neste projeto.

Além de um planejamento, o plano de negócios deve ser o livro de cabeceira de todo empreendedor já que tudo que você almeja está contido naquelas páginas.

4. O que é necessário para fazer um plano de negócios?

Empreender nesse país nem sempre é uma questão de querer e sim de necessidade.

É normal, ter várias ideias na cabeça antes de pôr em prática o projeto de um empreendimento.

Todos começaram assim.

Por isso, você já deve estar com isso em mente a algum tempo e o plano de negócios pode ser o que faltava para ter a clareza que faltava no seu projeto.

Vamos então ao que será necessário para fazer seu plano de negócios:

  • Tipo de negócio você pretende ter
  • O foco do seu empreendimento
  • A razão par ter começado a pensar na empresa
  • O produto que a empresa irá oferecer
  • Os benefícios que seu produto vai trazer aos clientes
  • As vantagens competitivas seu produto tem
  • Quando seu produto estará disponível para a venda
  • O público-alvo
  • Os principais concorrente do seu nicho
  • Os fornecedores para seu produto
  • A forma de divulgação dos itens a serem vendidos
  • O capital necessário para o crescimento do empreendimento

5. Passo a passo a seguir para fazer seu plano de negócios

Os passos a seguir são os passos padrões para montar um plano de negócios estruturado e atualizado.

Cabe lembrar que o que será colocado nesse plano não é lei, cabe a você futuro empreendedor avaliar o que servirá ou não para seu empreendimento.

Construa seu plano de negócios em partes, e tenha arquivos separados com cada um deles pois todos os arquivos serão importantes para seu projeto.

O modelo de plano de negócios a seguir é baseado e adaptado do plano de negócios disponível pelo sebrae.

5.1 Sumário executivo

Sumário executivo consiste em um resumo dos principais aspectos do seu planejamento.

Apesar de ser o primeiro da lista deve ser o último a ser feito, pois devem constar os principais pontos do plano de negócios que você elaborou.

A seguir o que você deve inserir no seu sumário executivo e com um exemplo de uma empresa fictícia:

5.2 Resumo do negocio

Descreva qual produto ou serviço a empresa irá oferecer, e se será em local fixo ou online.

Ex: A empresa será uma marcenaria que venderá pequenos moveis pela internet.

5.3 Os sócios e os empregados

Descreva se a empresa será composta apenas por um empresário ou terá algum sócio, e também se terá funcionários fixos ou esporádicos.

Ex.:  Inicialmente, será apenas um sócio e um ajudante eventual da empresa, que não terá vínculo empregatício no primeiro momento.

5.4 Produtos e serviços a serem oferecidos

Descreva em detalhes quais produtos ou serviços serão oferecidos pela empresa.

Ex.: Pequenos moveis multiuso como mesas de cabeceiras, mesa de suporte para sala de estar, armário para banheiro com roldanas que também pode ser mesa de apoio para manicures, ou armário para cozinha.

5.5 Os principais benefícios dos produtos ou serviços

Descreva as vantagens que os seus produtos ou serviços terão para os clientes.

Ex.: Móveis pequenos e de baixo custo, que podem ser multiuso em vários lugares da casa.

6. Plano de marketing

O plano de marketing é uma estratégia que serve para guiar os passos de uma empresa para a divulgação de seus produtos ou serviços e o crescimento exponencial de suas vendas em um determinado período de tempo.

Nesse guia há informações precisas, com dados estratégicos que visam nortear o crescimento do negócio.

Nessa etapa muitos benefícios são incorporados acerca do empreendimento, veja alguns:

  • Planejar e projetar resultados
  • Definir estratégias de crescimento
  • Entender em que cenário a empresa se encontra
  • Alinhar as expectativas dos empresários

Para resumir, o empreendedor deve basear as estratégias de marketing em alguns fatores essenciais, tais como:

  1. Entenda o produto ou serviço que irá vender
  2. Tenha uma descrição simples do produto para apresentar ao cliente
  3. Faça uma pesquisa de mercado para entender o que o cliente deseja
  4. Tenha em mente os valores morais da empresa que são inegociáveis
  5. Faça sempre um pós venda pra saber se o cliente está satisfeito.

Ex.:Uma opção para as pessoas que não tem ainda condições de ter moveis planejados em sua casa e precisam de pequenos moveis par a organização de seu lar.

6.1 Os potenciais clientes

Descreva quais os tipos de clientes seu produto atende, seja especifico quanto ao gênero, faixa de renda, localização, etc.

Ex.: Clientes do sexo feminino, que tem a renda baixa a média e que precisam de moveis pequenos e de baixo custo para cassas ou apartamentos com pouco espaço.

6.2 A localização da empresa

Descreva o local que o empreendimento irá ter sua sede, se será alugado, cedido, comprado ou imóvel próprio, esta etapa é bem importante para o projeto.

Ex.: Inicialmente, um cômodo de comercio alugado localizado no bairro e próximo à casa do sócio.

6.3 O capital inicial

Descreva quanto será o investimento inicial para o empreendimento.

Inclua maquinário, aluguel, computadores, ferramentas tecnológicas e também a o investimento inicial em matéria prima.

Ex.: O investimento será de 5 mil reais inicialmente para cobrir as despesas com o imóvel alugado e os custos com a matéria-prima dos produtos.

6.4 A Forma jurídica e enquadramento tributários

Descreva com qual tipo de empresa você irá começar o seu negócio, ou se pretende começar apenas com o CPF para futuramente se formalizar.

Ex.:Nesse primeiro momento a empresa será enquadrada como MEI (Micro empreendedor Individual) e terá a despesa de apenas 65 reais mensais da taxa do MEI.

Confira o artigo: Confira o passo a passo para abrir MEI gratuitamente.

7. Análise de Mercado

A análise de mercado consiste e analisar o mercado para verificar se seu produto tem uma procura razoável e se realmente é viável a longo prazo.

Um empreendimento só tende dar certo quando essa análise é bem feita, e é feita uma escolha do mercado e da hora correta para a venda de seus produtos ou serviços.

Nessa análise é a hora de identificar o setor, a dinâmica do mercado e a concorrência.

Há, portanto, dois tópicos que devem receber atenção especial, vamos a eles:

7.1 Concorrência

Nessa fase avalie seus principais concorrentes diretos, ou seja, os que atuam no mesmo nicho que o seu.

Mapear os pontos fortes e os fracos para ter uma ideia do que fazer diferente.

Ex.: Uma marcenaria que vende pequenos moveis multiuso, como os da minha empresa.

7.2 Pontos fortes:

Conseguem vender mais barato por terem mais tempo no mercado, volume alto de venda e grande estoque de madeira disponível

7.3 Pontos fracos:

Há muita reclamação da qualidade do produto, do transporte que deixa as peças avariadas e do pós venda que não funciona corretamente.

7.4 Fornecedores

Analise de fornecedores, é de suma importância para sua empresa, pois nada adianta ter clientes e vender muito e não ter o produto pronto por falta de material disponível.

Verificar a capacidade comercial de seu fornecedor, ou seja a ver se ele consegue realmente atender suas demandas é realmente indispensável.

Ao fazer essa análise, leve em conta os seguintes itens em relação ao fornecedor escolhido:

  • A reputação da empresa
  • A estabilidade financeira
  • A idoneidade e a ética do parceiro
  • A formalidade jurídica que a empresa apresenta.

8. Plano de marketing

O plano de marketing é uma estratégia que serve para guiar os passos de uma empresa para a divulgação de seus produtos ou serviços e o crescimento exponencial de suas vendas em um determinado período de tempo.

Nesse guia há informações precisas, com dados estratégicos que visam nortear o crescimento do negócio.

Nessa etapa muitos benefícios são incorporados acerca do empreendimento.

Veja alguns exemplos:

  • Planejar e projetar resultados
  • Definir estratégias de crescimento
  • Entender em que cenário a empresa se encontra
  • Alinhar as expectativas dos empresários

Ou seja, o empreendedor deve basear suas estratégias de marketing em alguns fatores essenciais, tais como:

  1. Entenda o produto ou serviço que irá vender
  2. Tenha uma descrição simples do produto para apresentar ao cliente
  3. Faça uma pesquisa de mercado para entender o que o cliente deseja
  4. Tenha em mente os valores morais da empresa que são inegociáveis
  5. Faça sempre um pós venda pra saber se o cliente está satisfeito.

9. Plano operacional

O plano operacional ou também conhecido como plano de trabalho é basicamente um plano de ações que a empresa deve seguir para conquistar as meta e objetivos definidos.

Claro que com as estratégias adequadas e bem alinhadas com a empresa, pois é feita individualmente e para cada organização com o foco no seu crescimento.

O que tem que deixar bem claro é que o planejamento operacional é o resumo dos processos internos que a empresa deverá por em prática com os recursos disponíveis.

Enfim, para colocar o plano operacional em prática, é necessário alinhar alguns pontos, veja a seguir quais são:

9.1 Responsável

Defina nesse ponto, qual a pessoa ficará com a missão de gerenciar e executar o plano operacional da empresa.

9.2 Tempo

Defina um prazo razoável e bem pensado para ter uma estimativa do tempo que esse plano operacional deverá ser realizado, além da descrição da garantia que o mesmo será cumprido.

9.3 Dinheiro

Defina o capital necessário e se a empresa dispõe ou conseguirá dispor desses valores para a execução do projeto.

9.4 Riscos

Defina os riscos de possíveis perdas financeiras ou de prazos, ou de valores pessoais da empresa podem ser gerados com o projeto e também as estratégias para minimizá-los, caso ocorram.

9.5 Performance

Na execução do projeto é sempre recomendável, por meio de relatórios medir o sucesso do projeto, essa analisa visa alinha e melhorar o plano operacional .

10. Qual a importância do Plano de Negócios para as empresas?

Plano de Negocios

Enfim, vimos que criar um plano de negócios, mesmo antes ou depois da abertura da empresa é de total importância para o empreendedor que tem como objetivo o investimento em um novo negocio ou mesmo a manutenção da sua empresa já em atividade.

Porém, a importância de da pesquisa sobre as atividades que a empresa pretende colocar em ação e verificar se é viável ou não.

Ao se dedicar no projeto de um plano de negócios, o empreendedor deve ter em mente que essa será uma ferramenta para o auxílio no processo de crescimento e expansão da sua organização.

Por isso, a conclusão que se pode tirar nesse processo é que o planejamento e organização são os pilares para ter uma empresa saudável e lucrativa, minimizar os riscos é o desafio que o empresário tem que ter em mente todos os dias para crescer e multiplicar seu capital.

Perguntas Frequentes

Qual é o principal objetivo de um plano de negócios?

O principal objetivo do plano de negócios é conduzir as ações que devem ser executas para abertura de uma empresa nova ou a manutenção e crescimento de um empresa já existente.

O que deve ter um plano de Negócios?

O básico que um plano de Negócios deve ter é o Sumário Executivo, Plano de Marketing, Análise de Mercado e Plano Operacional.

O que não pode faltar em um plano de negócios?

Algumas informações básicas que não podem faltar em um Plano de Negócios são: Objetivos e metas e missão da empresa, planejamento financeiro e tributário, estratégias de marketing e principalmente o estudo da viabilidade econômica.

Quais as vantagens de fazer um Plano de negócios?

A vantagem de se fazer um plano de negócios está nas informações e planejamento que a empresa precisa para sua continuidade e crescimento.

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