Confira as Redes Sociais mais acessadas em 2022

Sem dúvida, o gênio responsável por colocar as redes sociais no patamar que se encontra nos dias atuais, Mark Zuckerberg, acertou em cheio, ao afirmar que as pessoas tendem a passar mais tempo em redes sociais que em outros sites na internet.

Desde fóruns, as redes sociais extintas como MSN, orkut, badoo, ICQ, a tendência sempre foi se tornar o sucesso que se tornou nos dias atuais.

Portanto, essa maravilha do nosso tempo, quando usada estrategicamente, pode se tornar a principal aliada para um faturamento milionário como é o caso de vários produtores de conteúdo que revolucionaram a forma de empreender no Brasil e no mundo, com o uso das redes sociais.

1. O que é uma Rede Social?

As redes sociais, são sites criados para permitir o compartilhamento de conteúdos e informações e também a interação entre pessoas.

Geralmente, para usar tudo que ela dispõe é necessário um cadastro prévio, com e-mail, número de telefone e senha.

Além de pessoas físicas, também é usado por governos e também por empresas, para a divulgação de informações e também para maior proximidade com o público e clientes.

2. Quais os tipos de Redes Sociais existentes?

As redes sociais possuem recursos e ferramentas que são destinadas para públicos específicos.

Esse conjunto de recursos são separados em três grupos, que veremos a seguir:

2.1 Grupos de Redes Sociais

2.1.1 Centralizados:

É uma rede onde tudo é centralizado na própria rede, ou seja, não tem foco em conexões externas.

Exemplo: Twitter

2.1.2 Descentralizados:

É uma rede onde o centro não é ela própria, ou seja, possui vários grupos, que descentraliza a própria rede e se conecta com outros centros. 

Exemplo: Facebook

2.1.3 Distribuída:

É uma rede onde apesar de ser mais centralizada, possui conexões externas, que ajudam a enriquecer ainda mais a plataforma. 

Exemplo: Linkedin

Existem também, além das características de programação, as redes sociais são separadas de acordo com o objetivo dos usuários.

2.2 Tipos de Redes Sociais

2.2.1 Relacionamento:

As redes de relacionamento, são redes sociais que tem o intuito de conectar pessoas, elas podem ser para amizades, contatos profissionais ou relacionamentos amorosos.

Exemplo: badoo, facebook, Instagram, Tinder.

2.2.2 Entretenimento: 

O objetivo das redes de entretenimento é entreter o público, ou seja, apesar de serem os próprios usuários que produzem os conteúdos, a maioria apenas consome.

Exemplos: Youtube, Tiktok.

2.2.3 Relacionamento profissional:

Apesar de relacionamento profissional ser possível em todas as redes sociais, existem algumas que são especializadas no setor.

Exemplo: Linkedin.

2.2.4 Redes sociais de nicho:

São especializadas em um assunto específico, dentre eles pode ser sobre fotografia, artesanato, livros, moda, etc.

Alguns exemplos de redes sociais de nicho são: skoon, Deviantart. 

4. Quais são as redes sociais mais acessadas em 2022?

4.1. Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil atualmente, com mais de 120 milhões de usuários no país.

Essa é uma plataforma que evoluiu consideravelmente após ser adquirida pelo grupo Meta, apesar de ter sido uma rede criada para o nicho de fotografias, hoje é amplamente usada profissionalmente e tem um foco maior em vídeos.

O faturamento da plataforma é através de patrocínio de posts e vídeos, através do Meta Ads.

Esse patrocínio tem objetivos variados, e pode ser habilitado especificamente para o que o usuário pretende, como captura de leads, aumento de seguidores, divulgação de eventos, ou venda de produtos.

Algumas particularidades e ferramentas do Instagram são:

Story: Postagem de vídeos curtos, de até 10 segundos, que ficam disponíveis por apenas 24 horas, e pode ser compartilhada também no facebook, já que pertencem à mesma empresa.

Destaque dos stories:  Os stories podem ser salvos nos destaques e ficarem permanentemente disponíveis para os usuários, geralmente é destacado informações relevantes sobre a empresa ou o criador de conteúdo.

IgTv: Geralmente são lives ou vídeos com maior tempo de duração que ficam disponíveis para o acesso do público em geral.

Close friends: São stories que são exibidos para um grupo específico de usuários, ou seja, não estão disponíveis para qualquer pessoa que acessa o perfil, portanto pode ou não ser monetizado pelo criador de conteúdo.

Explorar: Ao acessar o ambiente explorar do Instagram o usuário terá acesso a conteúdos diversos no instagram, mesclado entre vídeos e fotos.

Bate-papo: Um espaço disponível para a comunicação entre pessoas no Instagram, além de mensagens podem ser enviados fotos, vídeos e também compartilhar postagens de terceiros.

Salvos: Os usuários podem salvar posts que acharem mais interessantes, que ficam armazenados por pastas no compartimento salvos.

Trocar contas: Hoje no instagram há a possibilidade de ter 2 contas ou mais no aplicativo, bastando um toque.

Reels: Os reels são vídeos curtos, geralmente com danças ou falas rápidas, com o objetivo de engajar e entreter os usuários, é muito mostrado pela plataforma do instagram, principalmente o Explorar, portanto é uma ótima forma de promoção orgânica.

4.2 Facebook

O Facebook, também está entre uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros, chegando a casa de 116 milhões de usuários.

Apesar de ser considerada às vezes ultrapassada, devido ao ganho de mercado que o Instagram obteve, essa plataforma tem funcionalidades que só ela oferece, e também a mais vasta, inclusive é onde o meta Ads é estabelecido.

Através do meta Ads, é possível criar campanhas segmentadas, com um intuito específico e também o remarketing, que é o oferecimento de produtos e serviços para os usuários que tiveram contato com a empresa em outras plataformas e sites.

Vejamos algumas funcionalidades do facebook:

Páginas: Uma página no facebook, permite a um usuário (fanpage), ou empresa criar um perfil exclusivo com o intuito de promoção de produtos ou serviços.

Os usuários podem curtir e compartilhar, porém nas páginas, só o administrador produz e publica conteúdos.

Grupos: Os grupos de facebook são uma ótima forma de reunir pessoas que se interessam por um assunto e podem interagir entre si.

Seguindo o modelo do Yahoo groups e do google grupos, esses grupos caíram no gosto popular e são bem explorados pelos usuários.

Nos grupos, é permitido postagens, compartilhamento de arquivos, reações, sendo públicos ou privados, estrategicamente comandados por um administrador.

Story: Assim como no instagram, os stories do Facebook são vídeos curtos de até 1 minuto, que ficam disponíveis por até 24 horas, sendo permitidos reações e comentários.

Eventos: É possível no Facebook ter um calendário com marcação de eventos e convidar seus contatos para participar.

Biblioteca de anúncios: Por ser a plataforma onde são feitos os anúncios do Meta Ads, a biblioteca de anúncios é uma ótima forma de consultar os anúncios e campanhas das empresas, inclusive dos concorrentes do mesmo ramo de atuação.

4.3 Youtube

Youtube

O youtube, que pertence ao google, é uma rede social onde o objetivo é oferecer aos usuários vídeos sobre variados assuntos.

Uma plataforma muito popular, sendo o segundo site de buscas mais acessado da internet, perdendo apenas para o Google, que pertence à mesma empresa.

A grande sacada do Youtube é que os conteúdos são produzidos pelo usuário, e a empresa não tem gastos com essa etapa do processo.

Os vídeos podem ser monetizados através de propagandas exibidas antes, durante ou depois do usuário visualizar os vídeos, porém há regras a serem cumpridas para faturar na rede, como qualidade do produto e conteúdos que não ferem a política de privacidade.

Recentemente foi lançado no Youtube o “shorts”, que são vídeos curtos estilo tiktok e reels do instagram.

A plataforma permite curtidas, comentários e compartilhamentos, o que aproxima ainda mais os usuários e produtores de conteúdos.

Grandes produtores de conteúdo do Youtube viram verdadeiras celebridades, com ganhos milionários e constantes.

Para saber mais sobre a profissão youtuber, confira o artigo a seguir: Youtuber: Como Empreender na Profissão

4.4 Linkedin

O Linkedin, essa rede social para contatos profissionais, foi recentemente adquirida pela Microsoft.

Apesar de ser uma rede social, o linkedin oferece uma experiência completa aos usuários, onde informações úteis e relevantes são passadas constantemente, sobre política, economia, finanças, tecnologia e inutilidades em geral.

Um diferencial que a plataforma possui é que os usuários cadastram um currículo online, que já é usado por várias empresas para a escolha de novos colaboradores.

Assim como a rede social Facebook, no Linkedin é possível criar grupos e páginas, também é possível compartilhar, comentar e curtir postagens.

4.5 Tiktok

O Tik Tok é uma rede social criada na China que é focada em vídeos curtos de até 10 minutos.

Muito popular entre crianças e adolescentes, com danças e conteúdos para entretenimento, está se tornando um das redes sociais mais baixadas no Brasil e no mundo.

Possui as seguintes funções:

  • Compartilhamento de vídeos
  • Salvamento 
  • Monetização
  • Controle de privacidade e segurança

4.6 WhatsApp

A rede de mensagens instantâneas WhatsApp, é a rede social preferida dos brasileiros.

Com cerca de 165 milhões de usuários cadastrados no país, esse aplicativo está presente em 97% dos aparelhos de telefonia móvel, segundo dados do site Datareportal.

Além de tudo, é usado por empresas como forma de comunicação oficial, inclusive de bancos e empresas governamentais.

Um aplicativo completo que pode ser usado tanto no computador (espelhamento) quanto no aparelho de telefone celular.

Algumas funções do WhatsApp são:

  • Envio e compartilhamento de mensagens de texto
  • Envio e compartilhamento de vídeos
  • Envio e compartilhamento de arquivos
  • Criação de grupos (até 257 participantes)
  • Ligações
  • Chamadas de vídeo para 2 pessoas ou mais
  • Bloqueio de contatos indesejados
  • Notificações de mensagens
  • Stories ou como é chamado no aplicativo “Status”
  • Configuração de pagamento

O WhatsApp possui duas versões do aplicativo, o comum e o WhatsApp business, que possui algumas particularidades que se encaixa perfeitamente no setor empresarial.

Confira algumas das características do WhatsApp business:

  • Configuração de limite de horário de atendimento
  • Verificação da empresa
  • Cadastro do número do telefone fixo
  • Respostas rápidas pré-configuradas
  • Etiquetas para organizar os atendimentos
  • Mensagens automáticas
  • Uso no computador

4.7 . Telegram

O Telegram, um aplicativo de mensagens instantâneas, muito semelhante ao Whatsapp, é bem popular entre os usuários brasileiros devido à privacidade e abertura nas regras para o uso do aplicativo.

Diferente do aplicativo da empresa Meta, o Telegram possui uma capacidade ilimitada de participantes nos grupos.

Além das questões acima apresentadas, o telegram possui algumas outras vantagens e utilidades, como:

  • Acesso a mensagens e arquivos anteriores em grupos
  • Possibilidade de ocultar o número do celular nos grupos
  • Salvamento de imagens e vídeos na memória do telefone
  • Compartilhamentos, curtidas e bloqueio de conteúdos indesejados

4.8 Pinterest

O Pinterest é uma rede social de inspirações, onde os usuários podem fazer pesquisas e salvar os conteúdos de interesse em pastas públicas ou privadas, essas imagens são conhecidas como “Pins”.

Apesar de ser muito popular, não é uma ferramenta de relacionamentos, e sim um ferramenta mais técnica, onde as pessoas procuram exemplos de variados assuntos.

O assuntos mais buscados no pinterest são:

  • Moda
  • Artesanato
  • Design
  • Festas
  • Decoração
  • Viagens
  • Comidas

Essa plataforma é muito eficiente pois permite salvar direto no dispositivo do usuário as imagens e também os vídeos.

Há também no Pinterest a possibilidade de oferecer anúncios do perfil e dos pins, que podem levar clientes e seguidores para outros sites ou redes sociais.

4.9 Twitter

O twitter, uma rede social polêmica, que tem como principal característica o fato de permitir escrever textos ou como é chamado twitters de até 140 caracteres, é com certeza um dos aplicativos mais populares no mundo.

No Brasil, e parece ser uma tendência em todos os países, é a principal ferramenta para postagens políticas e informativas.

Recentemente, essa plataforma foi adquirida pelo empresário bilionário Elon Musk, e parece que mudanças virão, tendo pessoas a favor e outras contra a alteração nas regras do aplicativo.

Algumas características do Twitter são:

  • Criação de Listas
  • Uso de hashtags
  • Responder, interagir e compartilhar (twittar e retwittar) os twitters
  • Possibilidade de pesquisas avançados dos assuntos do momento
  • Bloqueio de usuários
  • Possibilidade de verificação do perfil

5. Como usar as redes sociais para alavancar seu empreendimento?

O Brasil é um dos países que mais acessam redes sociais diariamente no mundo.

A adaptação incrível que usuários e empresas tiveram com as redes sociais  foi algo muito natural, e por isso hoje é difícil imaginar um cenário social e econômico sem o uso constante das mídias sociais.

Por isso, é sempre bom usar essas plataformas sempre com o intuito de produzir conteúdo e monetizá-lo, pois quando está no auge muitos se beneficiam das vantagens oferecidas, mas quando passa essa fase, é bem mais difícil usufruir dessa máquina de fazer dinheiro que são as redes sociais.

Perguntas Frequentes:

Quais são as principais Redes Sociais?

Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, Tiktok, Whatsapp, Telegram, Pinterest e Twitter.

Qual a Rede Social mais usada no Brasil?

Com certeza o WhatsApp que é o aplicativo mais baixado nos telefones celulares brasileiros.

Qual a importância das Redes Sociais?

Sem duvida conectar pessoas e também serve como uma ponte para conexões de negócios.

Qual a maior Rede Social do mundo atualmente?

O facebook, que atualmente possui cerca de 2,9 bilhões de usuários ativos no mundo.