Estratégias avançadas de Marketing Digital: Gerando Leads e Aumentando conversões

A era Digital, definitivamente, transformou as relações comerciais no Brasil e no mundo.

Segundo pesquisa do site R7, 3 em cada 4 pessoas no país dizem acessar a internet todos os dias.

Esse número é bem expressivo apesar dos problemas socioeconômicos enfrentados nos últimos tempos,

Por isso, o Marketing Digital surgiu em meio a esse avanço tecnológico, e se transformou em uma das principais formas de vendas da atualidade.

Confira agora as principais características do Marketing Digital e como faturar com seu uso.

1. O que é Marketing Digital?

Marketing Digital, como o próprio nome diz, é a promoção de vendas de forma online, ou seja, a divulgação de produtos e serviços pela internet.

Porém, há várias estratégias por trás dessa técnica de vendas, que envolve gatilhos mentais, tráfego pago e orgânico, necessidades do público alvo, etc.

Umas das formas mais eficazes para as vendas no digital é a captação de Leads, que a captação de possíveis compradores para um ou mais produtos, a seguir vamos conferir como é feita a geração de Leads no Marketing Digital.

2. Como é feita a geração de Leads?

Primeiro, temos que entender o que é Leads no marketing Digital:

Todo aquele cliente em potencial que visita seu site ou perfil em rede social, a partir do momento que for captado dados pessoais como nome, e-mail e telefone, ele se transforma em um Lead.

Esses Leads são gerados a partir de técnicas de atração, que podem ser:

  • Conteúdo de valor
  • E-mail marketing
  • Iscas Digitais como ebooks ou aulas grátis
  • Brindes
  • Tráfego pago

Após gerar esses Leads, o ideal é ele sempre ser alimentado, com mais conteúdo para se manterem aquecidos para a oferta final.

Esses Leads qualificados, que estão no topo do funil, são os que mais têm chances de vir a comprar o produto.

Essa técnica para conversão de Leads no Marketing Digital é chamada de Inboud Marketing, a seguir vamos falar um pouco sobre o assunto.

3. O que é Inboud Marketing?

O Inboud Marketing, também conhecido como Marketing de Entrada, é uma forma de reter os Leads captados, ou seja, são ações que visam compartilhar um conteúdo específico para a fase de aquecimento do futuro cliente.

Como podemos ver no Funil de captação de Leads na imagem acima, cada um desses consumidores terão acesso a um tipo de conteúdo, com o objetivo final de conversão.

De acordo com o site Neil Patel:

“O Inbound Marketing permite converter estranhos em clientes, e clientes em divulgadores. “

Portanto, é a capacidade de entregar conteúdos específicos para públicos específicos.

Conheça mais a fundo essas etapas:

3.1 ATRAIR:

Essa etapa é onde é feito campanhas estratégicas para ganhar a atenção do cliente.

Geralmente são atraídos através de tráfego pago, oferecendo “iscas digitais” como e-books, aulas e cursos gratuitos, planilhas.

Também é muito usada, estratégias como: posts em blogs e em redes sócias, técnicas de Seo, indicações de clientes, etc.

Essa é a etapa onde são captados os dados do cliente, geralmente o nome, e-mail e whatsapp.

3.2 CONVERTER:

Nessa etapa, com a permissão do cliente, já se tem um canal direto com ele, e o cliente já é chamado de Leads.

Através do Inbound Marketing, ou seja, através da entrega de conteúdo de qualidades e também específico para cada etapa do funil, cria-se uma conexão com esse potencial cliente.

3.3 VENDER:

Essa é a etapa mais importante do funil, é onde acontece a venda, ou seja, é onde o cliente acredita e confia no produto que foi oferecido.

3.4 FIDELIZAR:

 Agora, nessa etapa o trabalho é manter esse cliente fidelizado e oferecer pacotes com preços mais elevados ou produtos novos.

O ideal é sempre manter o contato para possíveis novas vendas e sobretudo manter um relacionamento mais personalizado e direto.

4. Como são usadas as Técnicas de Copywriting no Marketing Digital?

Copywriting é um método de escrita de textos persuasivos, ou como é chamado no Marketing Digital copys.

Essas copys, tem o objetivo de converter um produto ou um serviço em vendas.

A estrutura de uma copy vai depender exatamente da proposta de venda que foi exigida.

Há copys com apenas uma frase, e também copys com 50 páginas ou mais, porém o mais importante é que o objetivo que é vendar seja executado com excelência.

O profissional que fazem as copys, são chamados copywriter, e o campo pra escritas persuasivas com intenção de marketing e vendas é enorme, veja alguns tipos de trabalhos que podem ser executados por copywriters:

  • Artigos para blogs e jornais
  • Anúncios tanto na internet quanto em outros meios de comunicação
  • Roteiros de vídeos 
  • E-mail marketing
  • Banner, panfletos e outdoors, etc.

Confira mais informações no artigo: Copywriter: O que é e como se tornar um profissional de sucesso?

5. O que são gatilhos mentais e como são usados?

Os Gatilhos Mentais, são muito usados nas técnicas de Copywriting, esses gatilhos são decisões tomadas inconscientemente pelo cérebro.

Essa técnica traz uma emoção momentânea para o indivíduo, fazendo com que ele se convença que precisa muito daquilo que foi oferecido.

Confira agora os 7 gatilhos mentais mais comumente usados no Marketing Digital:

5.1 Escassez

O gatilho da escassez se refere ao senso de escassez e exclusividade.

Mexe com emoções referentes  ao pertencimento de um grupo exclusivo, que tem acesso a um produto ou serviço que poucos têm podem ter.

Alguns exemplos de gatilhos de Escassez:

  • Poucas unidades disponíveis
  • Conteúdo exclusivo para pessoas com certo nível de conhecimento
  • Bônus exclusivo para os primeiros compradores
  • Vagas limitadas

5.2 Urgência

O gatilho de Urgência está muito ligado ao gatilho de escassez, ou seja, é uma emoção que tem que ser suprida na hora caso contrário não estará mais disponível.

É muito usado no comércio em geral, com promoções relâmpagos para acabar com o estoque de algum produto.

5.3 Antecipação

O gatilho da antecipação mexe com a emoção da expectativa, ou seja, faz com que o cliente espere e deseje o produto que ainda nem foi anunciado.

Muito usado na publicidade em geral, quando há um lançamento novo, de algum produto ou serviço, como: carros, aparelhos tecnológicos, bebidas ou comidas, etc.

5.4 História

O gatilho mental de História, ou storytelling, é bem usado para criar uma conexão com o cliente.

Muito usado no mercado de infoprodutos e também no mercado publicitário em geral, essas histórias de vida, geram um respeito e consideração por quem está oferecendo o produto, seja ele empresa ou pessoa física.

Geralmente são histórias de superação, e também é comum contar sobre os desafios e como foi difícil alcançar o patamar de vida atual.

5.5 Prova Social

O gatilho da prova social, é quando se tem feedbacks positivos de clientes que já compraram o produto.

Ler um depoimento espontâneo de uma pessoa que usou o produto e gostou é uma ótima forma de convencer que o produto realmente tem qualidade, e também dar mais autoridade para o vendedor.

É normal usar essas provas sociais além de depoimentos escritos, também por vídeos, prints de ganhos gerados, fotos usando o produto e também da transformação que causou para si.

5.6 Novidade

O gatilho da novidade, se refere ao sentimento de ter alguma coisa diferente do que já existe.

Podemos citar por exemplo a Apple que sempre lança um Iphone novo, e as pessoas correm enlouquecidas para terem o produto, mesmo se tiver que pagar mais caro e o seu ainda esteja em bom estado.

As empresas usam muito bem esse gatilho ao lançar atualizações e novas versões dos produtos já existente, porém pode ser usado para novos produtos também, alinhadas com outros gatilhos.

5.7 Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade, é sem dúvidas o mais fácil, barato e com maiores resultados que se pode usar no Marketing Digital.

Trata-se de oferecer conteúdos ou produtos gratuitos aos futuros clientes, em troca eles se sentem tão agradecidos, que não pensam duas vezes em comprar seus produtos ou fornecer seus dados para sua lista de Leads.

6. O que é preciso para trabalhar com marketing digital?

Para trabalhar com marketing digital, algumas habilidades e conhecimentos importantes incluem:

  • Conhecimento básico de tecnologia e internet: você deve saber como navegar na internet, usar diferentes aplicativos e plataformas e entender como funciona a tecnologia por trás do marketing digital.
  • Conhecimento de SEO (otimização de mecanismos de busca) e SEM (marketing de busca): essas habilidades ajudam a garantir que o seu conteúdo apareça nos resultados de busca e seja visto por mais pessoas.
  • Habilidade para criar e otimizar conteúdo: é importante saber como criar conteúdo atraente e otimizá-lo para diferentes plataformas e canais.
  • Conhecimento de mídias sociais: você deve saber como usar diferentes plataformas de mídias sociais para promover uma marca ou produto e como analisar os resultados dessas campanhas.
  • Habilidade para analisar dados: é importante saber como interpretar dados e usá-los para tomar decisões estratégicas.
  • Habilidade para trabalhar em equipe e com diferentes áreas de uma empresa: o marketing digital é uma área colaborativa que envolve trabalhar com outras áreas da empresa, como vendas, tecnologia e design.

Além disso, é importante que os profissionais de marketing digital estejam sempre se atualizando e aprendendo sobre as novas tendências e ferramentas para se manterem competitivos no mercado.

7. Como usar as técnicas de Marketing Digital?

Há atualmente, diversas maneiras de usar o marketing digital para ampliar o faturamento da sua empresa, confira a seguir:

  • Criar conteúdo de qualidade e otimizado para SEO para atrair tráfego orgânico para seu site.
  • Utilizar as redes sociais para divulgar seu negócio e se conectar com seus clientes potenciais.
  • Utilizar o e-mail marketing para se comunicar com seus clientes existentes e potenciais.
  • Investir em anúncios online para atingir um público específico.
  • Fazer remarketing para alcançar pessoas que já visitaram seu site.
  • Utilizar o marketing de influência para alcançar um público através de influenciadores digitais.
  • Acompanhar e analisarr seus resultados com ferramentas de análise.
  • Otimizar e aprimorar sua estratégia com base nos resultados obtidos.

Portanto, como podemos ver acima, o marketing Digital tem muitas opções para crescer seu empreendimento, e a tendência é ampliar cada vez mais.

Nos dias atuais, todos já tiveram contato com alguma desse estratégias, que já são bem difundidas e validadas, cabe ao empresário se adaptar e se manter em constante desenvolvimento para não ficar fora do mercado .

Perguntas Frequentes

Quanto ganha um profissional de marketing digital?

Varia dependendo de fatores como a localização, a indústria e a experiência. Em média, um profissional de marketing digital no Brasil pode ganhar entre R$ 2.500 e R$ 7.000 por mês.

É difícil trabalhar com marketing digital?

Não, pode ser desafiador, mas também pode ser muito gratificante pois o faturamento sempre compensa o trabalho, essa é a diferença entre o mercado digital e o mercado comum.

É possível ficar rico com Marketing Digital?

Com certeza, vemos vários players do marketing Digital ter ganhos de 6, 7, e até 8 digital.

Quais os riscos do marketing digital?

Fraudes online, problemas de privacidade, desinformação ou disseminação de noticias falsas, dependência excessiva da tecnologia no dai a dia, etc.

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