Marketplace ou loja virtual: escolha a melhor opção para seu e-commerce

A decisão para empreender na internet, torna-se cada vez mais comum e em alguns casos, obrigatório.

Porém, após escolher o quê, pra quem, e como vender, é hora de outra pergunta também muito importante: onde vender?

A opção do marketplace tem suas vantagens — que não são poucas — porém, como dizem por aí: vale a pena construir em um terreno alugado?

Sabemos que as plataformas de vendas online, tem suas regras bem rígidas, não se pode anunciar qualquer coisa e muito menos de qualquer jeito, pois há punições e banimentos para quem não anda na “linha”.

As taxas também, não são nada convidativas, chegando até a 30% do valor da venda, contudo, vencendo essas objeções, há certamente muitas vantagens.

Por outro lado, sua loja online é sua, com suas regras, mas o marketing, o pós-venda, as devoluções que sempre acontecem, são problemas que o vendedor tem que lidar por conta própria.

Vamos então dissertar sobre essas opções, marketplace ou loja virtual, leia e descubra qual a melhor opção para seu e-commerce.

Marketplace

Há alguns anos, todos devem se lembrar, o Mercado Livre era uma terra sem lei.

Havia uma infinidade de produtos falsificados ou vendidos sem nota fiscal, qualidade baixa, sem contar os casos que o comprador recebia um “tijolo” em vez de sua mercadoria.

A empresa se reestruturou, e hoje tem um faturamento bilionário, batendo gigantes como a magalu, americanas, submarino, etc.

A política antifraude, com direito a devolução por até 30 dias, os fretes grátis, a incorporação de uma transportadora própria, fazem essa mega empresa crescer cada vez mais.

Porém, se por um lado os clientes só tiveram vantagens, os vendedores foram obrigados a se adequar a essa nova realidade.

Os lojistas sérios e comprometidos ficaram e faturaram bem, já os amadores foram ficando para trás e sendo obrigados a migrarem para outras plataformas, não tão exigentes.

Uma concorrente como a shopee, pegou essa fatia de vendedores insatisfeitos e que não queriam “dançar conforme a música” do mercado livre.

Contudo, a gigante chinesa, no começo era bem mais aberta e com taxas bem mais acessíveis, hoje, ela mostra o quão isso não é viável por muito tempo.

Vantagens dos Marketplaces:

  • marketing gratuito
  • devolução por conta deles
  • facilidade para começar a vender
  • maior alcance de clientes
  • menor investimento inicia

Desvantagens dos Marketplaces:

  • taxas altas
  • insegurança quanto a possíveis fraudes de clientes
  • possível insatisfação do cliente com a plataforma
  • atrasos de mercadorias
  • descaso da plataforma com os vendedores

Confira o artigo: 6 passos a seguir antes de iniciar um e-commerce

Loja Virtual

marketplace ou sloja virtual
Marketplace ou loja virtual

Surgem cada dia mais lojas online, um mercado bem explorado por marcas grandes, e também acessível para os pequenos empresários que estão começando seu negócio digital.

Recentemente, o facebook e instagram, fizeram uma integração com essas lojas, ode a empresa coloca o link do seu produto direto no post da rede social, facilitando assim a compra.

A rede de buscas google também é bem democrática nesse aspecto, caso o cliente faça uma busca direta do seu produto, com as estratégias certas sua loja online, pode ser facilmente encontrada, principalmente com o google meu negócio.

Porém, com essa forma de vender seus produtos, os riscos são todos dos lojistas.

Caso o cliente queira fazer uma devolução, o Código de defesa do consumidor, dentro do prazo de 7 dias, dá esse direito, e sem nenhum prejuízo financeiro.

Quem arca com esses gastos a mais é sempre o vendedor.

Previsível é claro, mas pra quem está começando, pode significar a perda de uma boa fatia de seu lucro.

Vantagens da loja virtual:

  • não dividir os lucros com terceiros
  • criar conexão com o cliente e venda mais
  • não ficar preso a regras rígidas dos marketplaces
  • resolva os eventuais problemas direto com os clientes
  • crie um layout pra sua loja
  • criar suas próprias promoções e descontos
  • criar sua lista de clientes
  • convênios com transportadoras

Desvantagens da loja virtual:

  • maior investimento em marketing
  • problemas com devoluções
  • concorrência com os marketplaces
  • problemas técnicos no site que podem vir a surgir

Confira o artigo: Conheça as vantagens de se investir em um site para sua loja virtual

Qual seria a melhor opção?

Vantagens e desvantagens, os dois tem, porém depende do momento em que você está na sua loja virtual.

Lembrando que é sempre aconselhável está formalizado, e a abertura de um CNPJ é essencial, você pode conferir as vantagens de abrir um MEI aqui nesse artigo: Descubra todas as vantagens de se tornar um MEI.

A boa notícia é que com as estratégias certas, todos os riscos que seu negócio pode vir a correr serão minimizados.

Se você optar por criar um site e ter uma loja virtual com um ótimo layout, fácil de usar, integrado a todos os marketplaces e transportadoras, a plataforma NUVEM SHOP é a melhor opção.

Com planos a partir de 50 reais mensais, você vai ter acesso a um site poderoso e funcional, além de ter um visual perfeito e agradável, isso tudo de acordo de acordo com seu ramo de atuação.

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Afinal, não foi sempre que tivemos tantas opções para empreender por conta própria, e devemos aproveitar que o mercado está tão aquecido e começar já a faturar.

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