O que é um coprodutor e por que esse profissional se tornou tão necessário?

Para descobrir o que é um coprodutor é necessário entender primeiro a importância desse profissional no marketing Digital.

Muitas pessoas tendem a querer investir nessa profissão, pois além de não ter necessariamente que aparecer e falar diante das câmeras ela é também muito lucrativa.

Porém, engana-se quem acha que seja fácil, para ser tornar excelente na profissão é preciso se empenhar muito, e a experiência e expertise na gestão de projetos pode ser o diferencial.

Confira a seguir, todas as informações necessárias para entender e se especializar nessa profissão nova, porém muito bem remunerada do mercado digital que é a de coprodutor.

1. O que é um coprodutor?

Coprodutor

O coprodutor ou o lançador, é basicamente um gerente de projetos, ou seja, o responsável por cuidar e gerenciar todas as estratégias para o lançamento de um infoproduto.

Junto ao expert, que também é conhecido como especialista, o coprodutor nessa parceria, fica responsável pela parte operacional do projeto.

Porém, essa relação é de sociedade e não de funcionário e patrão, os lucros e as despesas, são divididos em porcentagens previamente e contratualmente definidas pelas partes.

2. O que faz um coprodutor?

O coprodutor gerencia os processos envolvidos no lançamento do infoproduto.

Na verdade, esse profissional está por trás de toda a estratégia do negócio, ou seja, vai definir como e quais pessoas estarão envolvidas no processo de lançamento.

A parceria com o expert permite ganhos para ambos os lados, porém com funções diferentes para cada um.

Enquanto o expert fica responsável pela produção de conteúdo e lida com a audiência o coprodutor fica na parte operacional, para fazer com que o lançamento aconteça e nenhuma etapa deixe de ser cumprida.

3. Quais habilidades necessárias para ser um coprodutor?

Habilidade de um coprodutor

Para ser um coprodutor, a habilidade mais importante está na capacidade de seguir, aprimorar e executar um projeto de lançamento de um infoproduto.

Além, dessa habilidade, o profissional que quer se aventurar no mercado de coprodução digital precisa ter a capacidade de:

3.1 Lidar com imprevistos

Certamente, por mais que seja bem planejado, um projeto de coprodução vai sempre ter algum imprevisto.

Cabe ao coprodutor ter a expertise para prever e lidar com todos esses problemas que vão surgir pelo caminho.

3.2 Gerenciar pessoas

Lidar com pessoas vai ser uma das coisas que o coprodutor digital mais vai ter que fazer.

Tanto os prestadores de serviços, como designers, copywriter, gestores de trafego, quanto com clientes

O fator humano vai ser o mais importante durante o processo, pois a parte gerencial pode ser aprendida e aprimorada, já o relacionamento com as pessoas não.

3.3 Ser proativo

Ser proativo é a capacidade de pensar por conta própria e tomar decisões rápidas, no dia a dia.

O profissional coprodutor deve ser obrigatoriamente proativo, pois os lançamentos são rápidos e sem essa expertise o projeto pode não funcionar do jeito programado.

3.4 Ser focado nos objetivos

Manter os objetivos claros em mente é fundamental para saber qual caminho percorrer.

O coprodutor, não deve aceitar parcerias do qual não se tenha certeza de que aplicando as tecnicas certas vai ter o resultado esperado.

Obvio que pode não ser exatamente do jeito que se imagina, porém, com a persistência e o alinhamento, os objetivo devem ser alcançados no final do projeto.

4. Qual é a rotina de um coprodutor?

O coprodutor, é o profissional que auxilia os lançamentos.

Por isso, mesmo quando não está fazendo esse trabalho, sua função é sempre analisar e alinhar os projetos de acordo com as necessidades do expert e dos clientes é claro.

Essa profissão não exige exclusividade com apenas um especialista, portanto é normal o coprodutor trabalhar com mais de um profissional.

Outra função do coprodutor também é sempre estar em conexão com ferramentas novas, conhecer as plataformas, além de estar sempre atento as novidades na área de marketing digital.

Confira o artigo: As 5 melhores plataformas para venda de cursos online

5. Quem pode ser um coprodutor?

Coprodutror Digital
O que é um coprodutor

Apesar de ser necessário ter habilidades de gestão de projetos, a profissão de coprodutor não necessita de curso superior, nem na área de marketing, nem na área administrativa.

Porém, ter afinidade com gestão de projetos é essencial, pois o sucesso do projetos vai depender desse tipo de proatividade.

6. Por que o coprodutor é tão necessário para o marketing Digital?

O coprodutor é um profissional dinâmico, que, com sua parceria com o expert tem a missão de profissionalizar o lançamento do infoproduto.

Há vários especialistas que, nunca conseguiriam fazer um lançamento sem a ajuda desse profissional, porque além da habilidade de gestão de projetos o coprodutor ainda entende, nem que seja o básico de:

  • Copywriting
  • Gestão de trafego
  • Suporte
  • Video maker
  • social media
  • design, etc.

Pode parecer injusto o coprodutor ter também que saber outras áreas além da coprodução, porém na hora de gerenciar o projeto de lançamento, entender de tudo um pouco vai ser o fator determinante para o sucesso do infoproduto lançado.

7. Coprodutor pode ser Mei?

Sim, Coprodutor, assim como um produtor ou um expert/especialista desenvolve as atividades de treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial, portanto ele se encaixa em uma das atividades permitidas pelo MEI.

Confira o post: Confira o passo a passo para abrir MEI gratuitamente.

8. Qual CNAE usar para a profissão de Coprodutor?

8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial

Esta subclasse compreende:

– as atividades de treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.

9. Coprodutor emite Nota Fiscal pra quem?

O coprodutor, pode emitir nota fiscal para os clientes ou para o expert, depende do tipo de parceria que foi feita com o expert/especialista.

Caso decida emitir uma Nota Fiscal de serviços apenas para o especialista, pelo serviço que foi prestado a ele, o expert fica com carga tributária toda pra ele. ou seja, ele emitido nota a todos os clientes, vai pagar imposto sobre todo o faturamento do lançamento.

Porém, como foi descrito acima, essa parceria deve ser firmada com um contrato muito bem definido para não haver divergências futuras.

O melhor a se fazer é alinhar as as decisões e expectativas e sempre consultar a opinião de profissionais capacitados e que entendem do nicho como advogados e contadores.

10. Por onde começar?

Como se tornar um Coprodutor?

A coprodução, assim como todas as profissões do marketing digital evolui conforme a demanda do mercado.

Se antes tínhamos um entendimento de um coprodutor como um prestador de serviços do coprodutor, hoje ele é um parceiro fundamental para um lançamento de um infoproduto.

Hoje, grandes player do mercado digital, tem seu coprodutor, ou mesmo uma agencia de coprodução como algo essencial para seu negocio.

Para se tornar um profissional de coprodução digital, uma formação especifica na área é fundamental.

Portanto conheça o curso de formação em coprodução e tenha um respaldo como um profissional de confiança e habilidade para colocar em pratica qualquer projeto de lançamento de infoproduto e começar sua carreira no Marketing Digital com o pé direito.

Perguntas Frequentes

O que é coprodutor de um Infoprodutor?

É o profissional que cuida da parte operacional e estratégica do lançamento de um infoproduto.

Como se tornar um coprodutor?

Entenda o mercado e o nicho de atuação do especialista, faça cursos e tente a prospecção direta com o infoprodutor.

Quanto ganha um coprodutor digital?

Geralmente essa parceria é feita com porcentagem nos lucros que pode variar de zero a casa dos milhões de reais.

Como o coprodutor aborda o expert?

Oferecendo seu serviço e mostrando os beneficiosos que a parceria com um coprodutor pode gerar para o especialista.

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