Copywriter: O que é e como se tornar um profissional de sucesso?

A profissão de Copywriter é sem dúvidas uma das mais lucrativas do Mercado Digital, como podemos ver o sucesso que grandes players do mercado digital fazem e viram quase “celebridades” na área.

Engana-se quem acha que é uma profissão nova, os copywriters com suas cartas de vendas de milhões atuam desde o século XX.

Uma das vantagens da profissão, é o fato dela ser bem democrática, ou seja o copywriter, não necessariamente, precisa de um talento nato na escrita para ser bom na área.

Essa habilidade, com muito treino obviamente, pode ser aprendida e alcançada a excelência em pouco tempo.

Então, descubra agora todos os segredos para iniciar ou se aperfeiçoar nessa profissão tão gratificante e lucrativa que é a de Copywriter.

1. O que é um Copywriter?

Profissão copywriter
Profissão Copywriter

O copywriter é um profissional responsável por redigir textos que tem o objetivo de vender alguma coisa.

Esses textos usam uma técnica chamada de copywriting, que é empregada na escrita persuasiva de textos para o marketing e vendas.

Esses textos são chamados de copy, que é o produto final da técnica de copywriting.

2. Em que um copywriter pode trabalhar?

A profissão de copywriter é bem versátil, e há um leque enorme de opções para se dedicar.

Existem copys que com apenas uma frase apenas faturam milhões, e existem também cartas de vendas com mais de 10 páginas e com altas taxas de conversão, e consequentemente muito lucrativas para os copywriters.

O profissional, pode se dedicar a uma ou várias áreas do copywriting, pois o mercado permite essa dinâmica.

A seguir, confira alguns tipos de trabalho que o copywriter pode se especializar e exercer com excelência.

2.1. Artigos

Os artigos, são textos para a web, otimizados com técnicas de SEO, que são técnicas de otimização para posicionamento de paginas de web no google.

O Copywriter, além dessa otimização para o google, também pode usar as técnicas de copywriting para fazer a conversão em vendas.

As técnicas de escritas de artigos é perfeitamente adaptável para ao copywriter, e é sem dúvida um campo muito lucrativo a ser explorado.

2.2 Anúncios

Anúncios são mensagens publicitárias que tem a intenção de promover algum produto ou serviço.

Antes era vinculada apenas em jornais, televisão, panfletos, outdoors, por correspondências, etc., porém hoje, a internet tomou conta de uma boa fatia desse mercado.

O copywriter tem a missão de convencer, em poucas palavras, o cliente que ele precisa desse produto, que essa é a melhor escolha, e que o cliente não poderá viver sem ele.

Pode parecer um exagero, mas todos nós em algum momento já fomos convencidos de que realmente necessitamos do que é anunciado, e essa exatamente é a obrigação do copywriter.

Esse realmente é um mercado milionário que ainda tem muito a ser explorado.

2.3 Roteiros de vídeos

O youtube, tiktok, facebook e até mesmo instagram estão focando em vídeos no momento atual.

Mas vídeos também precisam de um roteiro e as técnicas de copywriter são sempre bem-vindas nesse mundo audiovisual.

Além do famoso storytelling, os vídeos também necessitam de uma copy, por que afinal nem só de dancinhas vivem os profissionais da internet.

Por isso um roteiro bem estratégico focado em vendas vai fazer a diferença em um mar de falta de profissionalismo que é visto nos vídeos atuais.

2.4 E-mails

Há quem diga que o e-mail morreu, porém não é o que vemos no mercado digital.

Tanto para produtos físicos, quanto digitais, o e-mail marketing leva uma grande fatia das vendas.

As técnicas de persuasão para as vendas, ou seja, o copywriting, é uma ótima estratégia de vendas no marketing digital.

Para quem sabe aproveitar dá pra colher bons frutos e o copywriter especialista nessa área pode ter muita demanda na área.

2.5 Carta de vendas

A carta de vendas, teve seu auge no século XX.

Naquele tempo, o comum era receber correspondências com anúncios e também as famosas cartas de vendas.

Haviam copywriters que chegavam a receber milhões de dólares por uma única copy, logicamente bem estrutura e com as técnicas corretas.

Nos dias atuais, uma empresa brasileira que se destaca especialidade é a empiricus.

Vale a penas conferir os casos de sucesso e ter a noção de como essas copys são tão persuasivas ao ponto de converter em vendas que geram milhões em lucros para essas empresas.

3.Quem pode ser  um copywriter?

Copy que vende

A profissão de copywriter, não precisa de formação superior para seu exercício.

Mas isso não significa que não seja preciso muita leitura, estudo e resiliência, por ser uma profissão que exige muito empenho e ao mesmo tempo ser muito gratificante financeiramente.

Há diversos cursos e livros sobre o assunto, que podem dar uma base para o início da jornada na profissão.

4.Quais os livros um copywriter precisa ler?

Ler é essencial nessa profissão, livros, copys, cartas de vendas, anúncios, tudo isso molda seu pensamento e ativa sua criatividade.

A seguir , indico uma lista de livros essenciais para quem quer ser um copywriter de sucesso e ser o melhor na sua área de atuação.

Palavras que vendem milhões

Uma nova versão desse best-seller atualizada, na versão impressa ou então para o kindle.

Para você conhecer as palavras que vendem milhões através das técnicas de copywriting.

Copywriting – Volume 1: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano

Um guia que além de contar sobre toda a historia do copywriting, ainda vai te ensina as técnicas para se tornar o melhor copywriter que você pode ser.

Copywriting – Volume 2: A habilidade de ouro usada por milionários para transformar palavras em lucro

O valor dela é determinado pela quantidade de renda que produz. Mentes boas, se forem usadas da forma correta, representam uma forma segura de riqueza, mais do que aquela que se exige para comprar ou vender produtos.

A mente forma um tipo de capital que não é depreciado a zero numa crise financeira, nem pode ser roubado ou gasto.

5. Quais habilidades necessárias para ser um copywriter?

A profissão requer muito estudo e dedicação, e também uma dose de criatividade.

O melhor modo de conseguir essas habilidades é ler muito, principalmente copys consagradas e que já deram resultados.

Confira algumas habilidades que também são necessárias para ser um bom copywriter:

  1. Persistência
  2. Criatividade
  3. Capacidade de interpretar
  4. Capacidade de persuasão
  5. Objetividade

6. Copywriter pode ser Mei?

Não, copywriter apesar de ter suas diferenças, juridicamente é um redator publicitário, e se encaixa nas categorias de publicidade, portanto não pode ser MEI, mas pode ser optante pelo Simples Nacional.

Porém, caso seja um trabalho com coprodutor, o copywriter poderá usar o Cnae especifico para coprodução e esse sim pode atuar como MEI.

Para mais informações, confira o artigo: Confira o passo a passo para abrir MEI gratuitamente

7. Qual CNAE usar para a profissão de copywriter?

Copywriter pode ser MEI?

Os Cnae que o Copywriter pode usar são os seguintes:

7311-4/00 Agências de publicidade

Esta subclasse compreende:

– a criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação

– a colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação

– os representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes

– a prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão

7319-0/04 Consultoria em publicidade

Esta subclasse compreende:

– as atividades de consultoria em publicidade e propaganda

8. Por onde começar para se tornar um copywriter de sucesso?

Como se tornar um copywriter de sucesso?

Sem dúvida para começar a ser um copywriter de sucesso, a leitura e treinamento são indispensáveis.

Os livros acima indicados vão fazer toda a diferença para agregar muito conhecimento.

Além de tudo os cursos disponíveis no mercado dão um norte para quem realmente quer investir na carreira de copywriter.

E lembre-se de escrever muito para treinar suas habilidades e criar seu portfólio para se tornar um copywriter único e muito solicitado no mercado Digital.

Perguntas Frequentes

O que faz um copywriter?

Copywriter é o profissional que escreve copys, ou seja , escreve textos persuasivos com a intenção de vender algo, usando uma estratégia chamada de copywiriting.

Qual a diferença entre copywriter e copywriting?

Copywiter é o profissional que escreve as copys e copywriting é a estratégia para escrever copy que convertem em vendas.

Quem pode ser um copywriter?

Definitivamente não precisa de formação em marketing para ser um copywriter, porém é preciso muito treino, muita leitura e estar sempre atualizado com o mercado do Marketing Digital.

Quanto ganha um copywriter?

O salário médio de um copywiter é de 4 mil reais mensais, porém caso seja um profissional bem qualificado a remuneração pode ter ganhos bem mais elevados e chegar a milhões.

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