O que faz um Gestor de Trafego e como se destacar na profissão?

O marketing digital, devido a seu grande crescimento nos últimos anos, exigiu o trafego pago para uma empresa ou produto se posicionar no mercado.

Com isso, uma profissão essencial e estratégica, que é a do gestor de trafego se tornou essencial.

Porém, engana-se quem acha que é só “apertar um botão” e pronto.

Há toda uma estratégia envolvida e por isso esse profissional se destaca cada vez mais.

A seguir confira todas as particularidades da profissão de gestor de trafego e como ser um profissional requisitado no mercado.

1. O que é trafego pago?

O que é trafego pago?

Trafego pago é uma estratégia para aumentar as visualizações e consequentemente vendas de um produto ou serviço na internet, através de um pagamento de anúncios em uma plataforma.

O trafego pago pode ser usado tanto para atrair visitantes ou seguidores para uma página, como também para a chamada para um evento de lançamento, palestras, aula online, etc.

A cobrança por esse trafego pode ser CPC (Custo por clique) ou por número de impressões, dependendo da plataforma de anúncios e do tipo de trafego que se pretende fazer.

2. Qual a diferença entre trafego pago e trafego orgânico?

Ao contrário do trafego pago, que a audiência vem através de anuncio vinculados, o trafego orgânico é o trafego espontâneo, ou seja, aquele vem naturalmente através de autoridade ou técnicas de SEO.

Apesar de não precisar de investimento financeiro, o trafego orgânico exige um projeto a longo prazo, pois a audiência vem aos poucos.

O trafego orgânico, se bem planejado, mesmo com pouca autoridade, pode sim, alcançar bons resultados, apesar de exigir mais trabalho.

3. O que faz um gestor de trafego?

O gestor de tráfego é o profissional responsável pelo gerenciamento e criação de anúncios em várias plataformas da internet.

É responsável também pela criação de estratégia de marketing e ações que visam a conversão em vendas e em publico para lives ou captura de leads.

Gestores de tráfego pago trabalham gerenciando a estratégia paga de marketing, desde a etapa de orçamento até a análise de resultados.

A seguir algumas funções do gestor de trafego:

  • Definir estratégias para a conversão dos leads;
  • Indicar a segmentação do público-alvo;
  • Analisar e indicar o tipo de anúncio a ser rodado;
  • Definir o orçamento a ser investido na campanha;
  • Indicar a melhor plataforma para a exibição dos anúncios;
  • Analisar os design e as copys dos anúncios;
  • Analisar taxas de conversão;
  • Acompanhar, emitir, analisar e apresentar os resultados por meio de relatórios periódicos;
  • Identificar e apontar melhorias e otimizações nas campanhas.

4. Qual é a rotina de gestor de trafego?

Qual a rotina de um Gestor de Trafego?

O gestor de trafego, tem em sua rotina, a análise e acompanhamento das campanhas que estão em andamento.

Cabe a ele também, analisar e implementar a otimização dessas campanhas, bem como alinhar e planejar as novas a serem rodadas.

O gestor de trafego, tem a missão mais importante a de estudar e entender o que o cliente deseja e qual a melhor estratégia a ser seguida para alcançar o resultado desejado.

Outra função do gestor de trafego é sempre prospectar novos clientes, através de oferecimento dos seus serviços e também através das provas sociais dos resultados obtidos com os clientes, dos quais o serviço já foi prestado.

5. Quem pode ser um gestor de trafego?

Definitivamente, para ser gestor de trafego não é necessário ter formação superior na área de marketing ou de gestão.

Portanto com estudo, dedicação e um pouco de paciência com as ferramentas de anúncios disponíveis pode ter grandes resultados financeiros com a profissão de gestor de trafego.

Outro diferencial que se deve buscar é entender nem que seja o básico design, copywriting, gestão de projetos, e ainda estar bem familiarizado com as estratégias de marketing Digital.

Definitivamente, para ser gestor de trafego não é necessário ter formação superior na área de marketing ou de gestão.

Por isso com muito estudo, dedicação e um pouco de talento com as ferramentas de anúncios disponíveis pode ter grandes resultados financeiros com a profissão de gestor de trafego.

Outro diferencial que se deve buscar é entender nem que seja o básico design, copywriting, gestão de projetos, e ainda estar bem familiarizado com as estratégias de marketing Digital.

6. Onde um gestor de trafego pode trabalhar?

Um gestor de trafego, pode prestar serviços em todas as plataformas de anúncio disponíveis na internet.

Porém, o ideal é se especializar em um tipo de plataforma apenas, para conhecer bem as regras e otimizar as estratégias.

Essa otimização vai permitir ao gestor de trafego oferecer uma melhor qualidade nos serviços prestados, e uma melhor experiência aos seus clientes.

A seguir alguns exemplos de plataformas de anúncios que o gestor de trafego
pode se especializar:

6.1 Google ads

O Google ads é o sistema de anúncios do site de pesquisa google, e funciona como um leilão para os anunciantes, onde quanto maior a procura do produto ou serviço pesquisado, maior o valor, chamado também CPC (Custo por
Clique).

6.2 Meta Ads

As redes sociais facebook e instagram, também tem seu sistema de anúncios e funciona também como um leilão por clique, ou mesmo impressões.

6.3 Pinterest Ads

O pinterest que é uma rede social baseada em imagens, categorizadas com pins, que podem ser patrocinados e entregues para um maior número de pessoa a fim de gerar autoridade e conseguir mais seguidores.

6.4 Tiktok Ads

O tiktok que é uma rede social de vídeos curtos e virais, que podem ser impulsionado por meio de banner ou vídeos publicitários, para promover produtos, serviços ou mesmo gerar engajamento para o perfil.

6.5 Linkedin Ads

O linkedin que é uma rede social para conexões empresariais, têm o modelo de anúncios para impulsionar marcas ou gerar conexões, o que confere muita autoridade para os usuários do serviço.

7. Quais habilidades necessárias para ser um gestor de trafego?

As habilidades necessárias pra ser um bom gestor de trafego estão ligadas ao mercado digital como um todo.

Ou seja, as ferramentas de anúncios estão sendo atualizadas constantemente, e o fato de estar atento a essas novidades pode ser crucial para a profissão.

As mudanças feitas periodicamente, exige do gestor de trafego essa expertise e resiliência, pois podem ser mudanças mínimas ou então a mudança do processo e das regras por inteiro.

Agora veja algumas habilidades necessárias para se tornar um gestor de trafego:

  • Conheça sobre negócios
  • Treine a sua capacidade analítica
  • Tenha boa comunicação com clientes
  • Seja muito bom com as ferramentas de trafego
  • Cultive a capacidade de lidar com problemas

8. Qual CNAE para gestor de trafego?

8.3 CNAE- 7311-4/00 Agências de publicidade

Esta subclasse compreende:

  • a criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade,
  • para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação
  • os representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes
  • a prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão

8.4 CNAE 7319-0/04 Consultoria em publicidade

Esta subclasse compreende:

  • as atividades de consultoria em publicidade e propaganda

Essa combinação de CNAEs, podem ser usadas para o CNPJ da empresa do gestor de trafego.

9. Gestor de trafego pode ser MEI?

Não, a profissão de gestor de trafego se encaixa na categoria de publicidade e propaganda, por isso não está incluso na lista de atividades permitidas para o MEI.

Mesmo sendo uma profissão que pode se começar como autônomo, dependendo dos ganhos, a formalização é essencial.

Temos que nos atentar ao fato que, tendo que lidar com valores altos dos clientes pode haver essa confusão patrimonial e problemas futuros com a receita federal.

Confira o post: Confira o passo a passo para abrir MEI gratuitamente

10. Como se tornar um gestor de trafego?

Gestor de Trafego

Pelo que vimos nessa acima, a profissão de gestor de trafego exige muita dedicação, porém é financeiramente uma das mais recompensadoras do mercado digital.

Há profissionais liberais que cobram uma porcentagem no valor do lucro da campanha de trafego pago e também há profissionais que cobram um valor fixo para o serviço.

Independente do tipo de combinação que se fizer com o ciente, o ideal é alinhar as expectativas, e definir as estratégias de acordo com o nicho que for trabalhar.

Portanto se você já decidiu empreender na área de trafego pago, a dica que dou a você é que aprenda com quem entende no assunto.

Então, indicamos aqui o curso completo de gestor de trafego, nele você vai aprender do básico ao avançado e iniciar a profissão de gestor de trafego com o respaldo de quem já entende da área e tem muito o que ensinar.

Perguntas Frequentes

Quanto ganha um gestor de trafego?

O salário médio de um gestor de trafego é de 2.500 reais, porém quando o profissional é experiente e os com resultados expressivos os salários podem chegar a casa de milhares de reais.

Onde trabalha um gestor de trafego?

O gestor de trafego trabalha na iniciativa privada em agências, ou por conta própria como autônomo ou empresário.

O que precisa pra ser um gestor de trafego?

Precisa ser analítico, multidisciplinar, organizado, paciente e lidar bem com ferramentas de gestão de trafego.

Precisa de faculdade para ser gestor de trafego?

Definitivamente não, há muito conteúdo gratuito e pago na internet disponíveis, para a formação de gestor de trafego.

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