Por que a profissão Social Media está tão em alta?

Social Media ou Gestor de Redes Sociais, é uma profissão que a alguns anos, ninguém imaginaria que poderia vir a existir.

Entretanto, a realidade do mundo digital, vem e “esfrega na nossa cara” que tudo pode virar uma profissão, e bem rentável, diga-se de passagem.

Você pode escolher qualquer rede social para divulgar seus produtos e serviços, veja algumas delas:

  • youtube
  • instagram
  • pinterest
  • linkedin
  • twitter,
  • facebook

Porém, apesar de parecer que é um serviço simples, como alguns pensam, não é a realidade.

A verdade é que é um trabalho cansativo e se não tiver uma estratégia bem definida e um mínimo de conhecimento sobre o que o público quer ver nas redes sociais, acaba que pode se tornar inútil.

Mesmo sendo uma profissão relativamente nova, ela é ideal para aquelas pessoas que possuem criatividade e interesse em novidades do mundo digital, pois estar atualizado é essencial.

Nesse artigo, vamos entender por que a profissão de social media esta tão em alta.

Também, vamos entender como ser um profissional de sucesso e aproveitar a alta demanda por esse profissional.

1. O que é um social Media?

A tradução literal de social Media é mídia social, esse termo é usado para nomear a profissão de Analista ou Gestor de redes sociais.

Esse profissional, é o responsável pela gestão dos perfis de uma empresa ou de uma pessoa nas redes sociais.

Mas não é apenas um “alimentador” de posts do perfil do profissional, esta profissão está muito ligada em estratégia e atualizações.

Muitas grandes marcas, contratam esse gestor para manter suas redes sociais sempre atualizadas e em constante movimento.

2. O que faz um profissional de social media?

O Social media é o responsável pela criação e postagens de conteúdos nas redes sociais.

O Social media tem, além das atribuições analíticas, ainda é o responsável pelas funções técnicas.

O que deve ser sempre observado é tentar ao máximo manter a personalidade do profissional ou da empresa da qual se presta o serviço.

A criação de conteúdos relevantes e estratégicos é que potencializa a competição no mercado digital.

Ou seja, tudo deve ser pensado, e considerado.

Por exemplo:

  • o expert/especialista está em lançamento de algum produto, então as postagens, a copy, os designs dos post, tudo tem que estar muito bem alinhado.

Ou mesmo para a venda e lançamento de produtos físicos, ou serviços em grandes empresas, que estrategicamente alcançam milhões de pessoas.

Essas campanhas definem o sucesso do produto.

As funções técnicas também tem grande importância no projeto, porque afinal é o que o cliente vai ver primeiro.

2.1 Entre essas funções, podemos destacar as seguintes:

  • Postagens e agendamento das redes sociais
  • Responder dúvidas dos clientes
  • criar campanhas de engajamento
  • postagem de stories
  • Interagir com seguidores
  • analise de métricas
  • realização de sorteios
  • campanhas de marketing
  • realização de pesquisas com o publico
  • criação de videos

3. Qual é a rotina de um social media?

Um profissional de social media atende, em muitas das vezes, vários clientes.

Nesse caso o ideal é sempre ter uma agenda de postagens e obrigações, para o melhor gerenciamento das tarefas.

Com uma rotina organizada, o profissional de social media pode atender vários cliente e ter lucros maiores na prestação desses serviços.

Em vários casos, para não haver sobrecarga de funções, uma rotina, com horários pré-definidas vai ser essencial para manter sua saúde física e mental em dia.

Social Media

4. Quem pode ser um social media?

O profissional de social media, pode ter formação tanto em área de comunicação, quanto administrativa.

Porém, uma graduação na área de marketing, nem sempre é o mais importante, para se estabelecer nessa área.

Nada impede uma pessoa de estudar por conta própria, ou fazer um curso com algum profissional que já tem experiência na área.

Pois, além de conhecimento, os gestores de redes sociais tem que ter características que nem sempre são encontradas nos graduados.

Essas características, são essenciais para o sucesso na profissão.

5. Quais as características um profissional de Social Media precisa ter?

  • Gostar de redes sociais
  • estar sempre atualizado no digital
  • ter tato pra lidar com clientes
  • Saber gerenciar problemas
  • Ser criativo
  • Ter motivação e interesse no assunto

6. Por que Social Media é uma profissão que está tão em alta?

Se uma coisa é certa é que, nem todos nasceram para o serviço de social media.

Resiliência é a palavra certa para o profissional, pois é ao mesmo tempo gratificante, como desgastante.

Por essa razão, gerenciar uma rede social é sim uma grande responsabilidade, e além de tudo um grande desafio.

Um bom exemplo, e famoso que temos de social media, que realmente se destacou é a Netflix, que é vista na sua rede social como uma “amiga” de seus seguidores.

As vezes polêmica, mas gerando um engajamento impressionante, em números gerais.

Esse seria um dos casos de bastante sucesso, mas é bem evidente que não funciona pra qualquer nicho.

O social media, tem que ter o “olhar clínico” pra descobrir o que a marca precisa.

Se você tem essa expertise, está diante de uma profissão que só tende a crescer.

Confira o artigo: As 9 principais profissões do marketing Digital

7. Quais habilidades necessárias para ser um profissional de Social Media?

  • planejamento
  • criatividade
  • atualização
  • interesse
  • capacidade analítica
  • saber gerenciar crises
  • ter uma visão macro do negocio
  • ter conhecimento de ferramentas de edição
  • dominar bem regras gramaticais.

8. Qual CNAE para um profissional Social Media?

Social media, tem as atribuições relacionadas a publicidade então o CNAE:

  • 73.11-4 Agências de publicidade

Esta subclasse compreende:

  • a criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação
  • a colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação
  • os representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes
  • a prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão

9. Social media pode ser MEI?

Não, de acordo com a tabela de ocupações permitidas do MEI, o CNAE 73.11-4 Agências de publicidade, não pode ser enquadrado com MEI ( Microempreendedor Individual).

A opção seria continuar como autônomo até ter ganhos o suficiente para, com o auxilio de um profissional contábil, abrir uma empresa ME e começar a faturar como empresário.

Confira o post: Confira o passo a passo para abrir MEI gratuitamente

10. Por onde começar?

Social Media

As redes sociais, para uma grande parte das empresas, é o principal meio de comunicação com seus clientes.

Por isso ter um profissional responsável por esse setor, pode ser o diferencial para o sucesso nas vendas e no engajamento na internet.

A especialização para ser um profissional de destaque é o melhor investimento que você pode fazer para ter sucesso nessa carreira.

Por isso, conheça um curso completo de Social Media, clique aqui, e fique na frente para começar a trabalhar por conta própria, ou mesmo conseguir uma vaga de emprego em uma grande agência de marketing.

As oportunidades vêm para quem está preparado!

Perguntas Frequentes:

O que faz um profissional de social media?

O Social media é o responsável pela criação e postagens de conteúdos nas redes sociais.

Quanto ganha um profissional de social media?

O mercado está bem em alta, por isso se for contratado CLT, o salário pode variar entre 1500 a 3500 reais mensais, mas se o profissional social media preferir trabalhar como autônomo os ganhos pode chegar a 20 mil reais mensais.

Quem pode ser um social media?

Como não é uma profissão regulamentada, qualquer pessoa pode ser um social media, basta apenas ter a aptidão necessária para a função.

O que e preciso para ser um social media?

É preciso gostar de redes sociais e internet em geral, pois é uma profissão pra quem está sempre acompanhando as tendencia do Marketing Digital.

E preciso ser formado para ser social media?

Não, um curso especifico na área e habilidades com as redes sociais são o suficiente para captar o primeiros cliente e começa a faturar como social media.

O que e preciso para ser um social media?

É preciso gostar de redes sociais, ser conhecedor do marketing digital e acima de tudo saber lidar com pessoas, pois o social media fica responsável pela interação com os seguidores.

E preciso ser formado para ser social media?

Não é preciso ter graduação na área de marketing para ser um Social Media, porém ter conhecimento na área de Marketing Digital é essencial para o sucesso na profissão.

O que não faz um social media?

Um Social Media não pode se desatualizar do marketing Digital, pois está antenado e sempre saber as novas tendencias é essencial na profissão.

Quanto cobra um social media 2022?

Como o Mercado está bem aquecido, dependendo do trabalho e do nível da empresa que o Social Media for prestar serviços, o valor varia de 500 reais a 5 mil reais por mês, por serviço.

Quanto cobra um social media iniciante?

Um Social Media iniciante deve cobrar um valor menor para cuidar das redes sociais, portanto no mínimo 20 a 500 reais mensais por cliente para criar seu portfólio e adquirir experiência para pegar serviços maiores e ganhos mais altos.

Como atua um Social media?

Um Social Media atua na gestão de redes sociais, sendo o responsável pelas postagens, acompanhamento, interação com seguidores e tudo que for pertinente a profissão.

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