Youtuber: Como Empreender na Profissão

Uma profissão que muitas pessoas sonham em exercer e que está muito em alta mercado digital é com certeza a de youtuber.

O youtube, essa “rede social, que foi criado no ano de 2005, e prometeu revolucionar a forma como as pessoas consomem conteúdo online, certamente cumpriu o que prometeu.

Hoje é a segunda rede de pesquisas mais utilizada no mundo, perdendo apenas para o google que não por acaso tem o mesmo dono, recebe milhares de conteúdos diários e milhões de acessos de todo o mundo.

São pesquisados diariamente de coisa simples como: passo a passo para abrir uma garrafa de vinho” como conteúdos mais aprofundados, como: aulas sobre as “melhores safras de vinhos para se consumir”.

Neste artigo vamos abordar algumas questões sobre a profissão de youtuber e dar dicas pra quem quer investir na profissão.

1. O que é um youtuber?

Youtuber é o criador de conteúdo em vídeo para a plataforma de vídeos “Youtube”.

Esse criador de conteúdo podem ser tanto uma pessoa física quanto uma empresa.

A plataforma é uma ótima forma de divulgar produtos e serviços, devido ao alto número de usuários que consomem seus conteúdos diariamente.

Com números de acessos mensais “astronômicos” o youtube é sem dúvidas atualmente a maior plataforma de vídeos do mundo, e os números não param de crescer, devido a popularidade dessa rede social.

2. Como ser um youtuber?

Para ser um youtuber, na verdade é preciso apenas inserir um vídeo no seu perfil do youtube e esperar os espectadores assistirem, gostarem e seguirem seu canal.

Porém, para realmente ganhar dinheiro e tornar essa sua principal fonte de renda é preciso investir um pouco mais em qualidade e quantidade de conteúdo.

Hoje a plataforma está bem concorrida, e investir numa boa câmera, num bom microfone, e em um roteiro de qualidade é essencial para fazer sucesso na profissão.

3. Porque youtuber é considerado a profissão do futuro?

O youtuber é com certeza a profissão do futuro e também a do presente, devido ao alto número de pessoas que usam e procuram conteúdos nessa plataforma todos os dias.

Hoje, uma empresa que quer passar profissionalismo e credibilidade tem que ter um perfil ativo no youtube, mesmo que seja com vídeos institucionais.

Pessoas conseguem renda extra com vídeos simples, porém caso consiga “viralizar” seu conteúdo, com milhares de visualizações, um cidadão comum pode virar celebridades da noite para o dia.

4. Quais são os youtubers mais famosos do Brasil?

A lista de youtubers famosos é bem extensa, e muitos ultrapassaram a barreira da rede social para conquistar o sucesso em várias plataformas de conteúdos e também em outros canais de comunicação.

Confira a seguir a lista de alguns dos youtubers mais famosos e com maior número de seguidores no país:

  • Felipe Neto: 44.6 milhões;
  • Whindersson Nunes: 43.9 milhões;
  • Luccas Neto: 38.3 milhões;
  • Kondzilla: 66,1 milhões de inscritos
  • 5incominutos: 10.5 milhões de inscritos
  • Galinha Pintadinha: 31.6 milhoes de inscritos

5. Quais os nichos um youtuber pode se especializar?

Um youtuber, pode sem dúvidas falar de vários assuntos, desde que esteja de acordo com as regras da plataforma.

Há youtubers que ficaram bem famosos explorando bastante sua imagem como o comediante Winderson Nunes, e também canais que sequer os donos aparecem na tela como o canal infantil Galinha Pintadinha, porém, ambos faturam milhões mensalmente.

Entretanto, o que se observa no sucesso desses canais é o investimento em qualidade e tempo também, pois os vídeos são diários e com um roteiro bem profissional.

O segredo definitivamente é afinidade com o assunto, pois assim se torna uma coisa natural e o público se conecta,  tornando-se fiel ao youtuber.

Veja a seguir alguns dos nichos que podem ser explorados no youtube:

  • Organização
  • Games
  • Infantil
  • Humor
  • Empreendedorismo
  • Religião
  • Politica
  • Review de produtos
  • Saúde
  • Educação
  • Maternidade
  • Decoração
  • Maquiagem
  • Emagrecimento
  • Utilidades
  • Culinária

6. Como ganhar dineiro com a profissão?

A melhor forma de faturar no youtube é com a monetização do canal.

A plataforma remunera por número visualizações de vídeos do canal.

As informações do youtube é que os ganhos são em média, 1(hum) dólar por cada mil visualizações, porém esse valor pode variar de acordo com o nicho.

Porém há algumas regras para essa monetização, veja a seguir:

  • Possuir uma conta ativa no Google Adsense.
  • O conteúdo precisa ser 100% original
  • Os conteúdos assistidos pelos usuários devem ser um total de 4 mil nos últimos 12 meses
  • O numero de inscritos devem ser pelo 1000.
  • Seja maior de 18 anos

Cumprindo esses requisitos, seu canal pode faturar muito e trazer muitas coisas boas para sua vida profissional.

7. Youtuber pode ser MEI?

Não, youtuber não pode ser MEI, pois a atividade de produtor de conteúdo online não está na lista de ocupações permitidas pelo MEI (Microempreendedor Individual).

Lembrando que que os youtubers recebem em dólar, e a depender dos ganhos que tiver os impostos são bem maiores que o de uma Pessoa jurídica.

O faturamento sendo maior que 1900 reais mensais, será necessário preencher o carnê-leão com todos os recebimentos em cima do faturamento na plataforma youtube.

O youtuber recebe receita com publicidade de seu canal, porém o que ele faz é produzir conteúdo, mesmo que não fature nada, a atividade do youtuber é a produção conteúdo.

Confira o artigo: Confira o passo a passo para abrir MEI gratuitamente.

8. Qual o CNAE utilizar ?

6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.

Esta atividade compreende:

  • a operação de páginas de internet (websites) ou de ferramentas de busca (search engine) para gerar e manter grandes bases de dados de endereços e conteúdo de internet
  • a operação de portais da internet que atualizam periodicamente seu conteúdo, como, por exemplo, os dos meios de comunicação.

Lembrando que o CNAE em questões pode ser optante do Simples Nacional.

9. Como crescer na profissão?

Se você pretende seguir a profissão de youtuber e faturar muito, siga algumas dicas pra facilitar sua jornada:

9.1 Escolha um bom tema

O tema, ou o nicho fala muito sobre o que você pretende.

De nada adianta gostar e ter facilidade com um tema que ninguém tem interesse em saber.

Portanto, junte o útil ao agradável e fale sobre o que os usuários tem interesse e que você também tenha a curiosidade de estudar e se empenhar em ser um especialista.

9.2 Estude sobre edição de vídeos

Saber o básico sobre edição de vídeos é essencial, pois no começo da profissão de youtuber, não valerá a pena contratar um editor de vídeos para essa tarefa.

Mesmo que você tenha condições financeiras para isso, saber o básico fará você ser criterioso para a escolha do melhor profissional para essa parceria.

9.3 Use sua personalidade a seu favor

Os grandes players do youtube usaram bem sua personalidade para fazerem seu canal crescer.

Não importa se você é do tipo introspectivo ou mesmo do tipo engraçado, há publico para todos os tipos de criadores de conteúdo.

9.4 Fique de olho na concorrência

Mantenha seu concorrente sempre por perto e saiba o que está dando certo para ele.

Não estamos falando de cópia, mas sim tentar fazer um conteúdo melhor que o dele para se destacar e faturar na plataforma.

9.5 Foque em Marketing Digital

Além do canal no youtube, é necessário manter suas outras redes sociais ativas e atualizadas, pois seu público pode querer consumir também outros tipos de conteúdo.

Manter essa conexão não é tão simples se o assunto que você abordar for mais técnico, porém se for de utilidade sempre haverá interessados, e essa capitação de leads pode ser seu maior ativo.

9.6 Formalize-se

Ter uma empresa formalizada é sempre melhor que ter que pagar uma gorda fatia do seu faturamento para a receita federal.

Porém, como o começo é sempre mais difícil e o faturamento não vai ser lá essas coisas, sempre acompanhe para ver se ainda vale a pena ter o faturamento como autônomo ou se já é hora de ter seu CNPJ.

10. Como faturar muito como youtuber?

Os grandes youtuber faturam na plataforma com os ganhos do google Adsense, ou seja, com as propagandas inseridas nos vídeos.

Isso será um erro  se for ficar dependendo apenas dessa fonte de renda, pois as regras da plataforma mudam o tempo todo e o que você faz hoje, amanhã pode não ser mais permitido.

Explore outras opções, como:

  1. Email marketing
  2. Afiliado de produtos físicos
  3. Afiliado de infoprodutos
  4. Criar seus próprios infoprodutos.

Confira o artigo: Afiliado: o que é e quais os melhores programas de afiliados em 2022.

Enfim, a conclusão que podemos tirar é que a profissão de youtuber é bem interessante para um faturamento a mais, porém com a alta concorrência, focar em um planejamento a médio e longo prazo é o ideal.

Apesar de os resultados não vir da noite para o dia, começar com um bom planejamento é o segredo para manter essa profissão e viver dos frutos desse trabalho, por um longo tempo.

Então, se você pretende aumentar seus ganhos no youtube e criar seus próprios infoprodutos, conheça a plataforma para hospedagem de produtos digitais Herospark.

HEROSPARK

Nessa plataforma, você terá o suporte necessário para construir um negócio digital sólido e duradouro e faturar muito como um youtuber.

Perguntas Frequentes

Qual o salário de um youtuber?

Os ganhos da monetização do canal do youtube são em média 1 dólar a cada mil visualizações nos vídeos.

Porque ser um youtuber?

Por que é uma profissão muito lucrativa e gratificante que todos que sonham ser famosos almejam.

Como ganhar dinheiro no youtube?

Produzindo vídeos uteis e interessantes para faturar com a monetização e a indicação de produtos físicos e digitais.

Quantas horas um youtuber trabalha por dia?

Depende do objetivo, há profissionais que dedicam mais de 8 horas diárias para roteirizar, gravar, editar e publicar os vídeos para o youtube.