Videomaker: o que é e qual sua função Marketing Digital

O marketing Digital, proporcionou um alto crescimento na demanda da profissão de Videomaker.

Antes, o trabalho era bem restrito aos grupos de edição cinematográfica, televisiva ou eventos particulares, porém hoje com o avanço da internet esse mercado se ampliou consideravelmente.

No artigo a seguir vamos falar um pouco sobre essa profissão que está carente de bons profissionais especializados nas diversas áreas do Marketing Digital.

1. O que é um Videomaker?

videomaker

O Videomaker é o profissional responsável pelo roteiro, filmagem, edição e pós-produção de um vídeo.

Porém, nem sempre trabalha com todas as etapas, há profissionais que apenas editam um vídeo já roteirizado e gravado, e esse serviço é bem comum para redes sociais.

2. O que faz um Videomaker?

O Videomaker tem seu campo de trabalho bem extenso, principalmente na internet.

Com a popularização das redes sociais e plataformas que são focadas 100% em vídeos como YouTube e tiktok, a edição de vídeos se tornou obrigatória com a cobrança de qualidade nos conteúdos que são publicados.

Essa exigência de profissionalismo é cobrada tanto pelos clientes, quanto pelas plataformas que querem manter um certo padrão para a exibição dos vídeos.

O mercado de venda de infoprodutos, exigiu também um profissionalismos das videoaulas que são ministradas, o que envolve todas as etapas do trabalho do Videomaker, como:

  • Roteiros
  • Gravação
  • Áudio
  • Vinhetas
  • Publicidade
  • Pós-venda

Esse pacote completo para os produtos digitais, faz com que se tenha uma valorização maior para os profissionais e para as agências, o que torna o Videomaker um profissional essencial no marketing Digital.

Para saber mais sobre as profissões do Marketing Digital, confira o artigo: As 9 principais profissões do marketing Digital

3. Onde trabalha um Videomaker?

O Videomaker tem seu campo de atuação bem vasto dentro e fora do mercado digital.

Porém, cabe lembrar que no mercado fora do digital, a demanda é bem menor e a concorrência infinitamente maior, pois tende a valorizar as grandes agências e os profissionais que estão a mais tempo no mercado.

Para os profissionais que estão ingressando no mercado atualmente, o ideal é se especializar em fazer vídeos e edições para os clientes do digital.

É de extrema importância adquirir experiência nessa área, mesmo que se comece com serviços pequenos, pois essa é uma área que só tende a crescer, devido a popularização das redes sociais e a venda de infoprodutos.

Veja a seguir alguns exemplos de serviços que o Videomaker pode executar:

  • Roteiro e edição de vídeos curtos para o tiktok
  • Edição de “reels” para instagram
  • Edição e roteiro de vídeos para YouTube, instagram e Facebook.
  • Cortes para “shorts” do YouTube
  • Edição e roteiro de videoaulas
  • Roteiro, gravação e edição de vídeos publicitários.

4. Quais as principais ferramentas usadas por videomakers?

videomaker

No mercado há uma variedade enorme de ferramentas de edição de vídeos disponíveis.

Além disso há também diferentes faixas de preços, com alguns até gratuitos.

Mas o que se percebe é que as ferramentas mais completas são as mais indicados para um serviço mais profissional.

Vamos a alguns exemplos de ferramentas mais usadas para a edição de vídeos:

5. Videomaker pode ser MEI?

Sim, a profissão de Videomaker se encaixa na lista de ocupações permitidas para o MEI (Microempreendedor Individual).

6. Qual o CNAE para o profissional Videomaker?

5912-0/99 – Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente.

Esta subclasse compreende:
-a edição de filmes envolvendo telecinagem (transposição do filme em película para fita), colocação de títulos e legendas, edição dos créditos, animação e efeitos especiais

  • o processamento e montagem de filmes cinematográficos
  • os laboratórios de filmes cinematográficos
  • os laboratórios especiais para filmes de animação
  • a reprodução de cópias de filmes cinematográficos (em película) a partir de matrizes originais para distribuição em salas de projeção.

Confira o artigo: Confira o passo a passo para abrir MEI gratuitamente

7. Como se tornar um Videomaker de sucesso?

Para ter sucesso não profissão de Videomaker é essencial estar sempre atualizado com as tecnologias e ferramentas que surgem constantemente no mercado.

Então, vamos também conhecer alguns passos que ajudará a alavancar sua carreiro e alcançar o sucesso com o menor tempo possível.

Se manter na rede de profissionais é uma ótima estratégia para o crescimento profissional, pois é com esses contatos que o videomaker estará por dentro das melhores oportunidades de trabalho.

7.1 Conheça o mercado

Como o mercado vídeos está sempre em constante mudanças é essencial estar bem familiarizado com as possibilidades de trabalho e as novidades que surgem.

7.2 Estude Marketing Digital

Se tem uma área que vale a pena investir é a do Marketing Digital, está em crescente mudança e o Videomaker é peça fundamental nesse jogo.

7.3 Adquira experiência

Prestar serviços pequenas e com poucos retorno financeiro é de grande ajuda para o Videomaker começas sua carreira e montar seu portfólio.

7.4 Faça Networking

Se manter na rede de profissionais uma ótima estratégia para o crescimento profissional, pois é com esses contatos que o videomaker estará por dentro das melhores oportunidade de trabalho.

7.5 Especialize-se

Felizmente a profissão de videomaker tem muitas opções de áreas a seguir, principalmente no marketing Digital, alguns, por isso é sempre bom verificar em qual nicho se tem mais afinidade e se especializar cada vez mais.

Confira o artigo: Porque investir no mercado digital é o melhor negócio?

8. Qual a função do Videomaker no Marketing Digital?

videomaker

O marketing digital democratizou várias profissões que antes eram restritas a pequenos grupos e exigiam formação superior para conseguir uma vaga na área.

Hoje, o que se observa é que os resultados obtidos na profissão são o melhor cartão de visitas para os videomakers.

Portanto, para evitar amadorismo e frustração na profissão o ideal é sempre se atualizar na área.

Há no mercado, disponível vários cursos para a qualificação na área, e também vídeos gratuitos na internet a respeito do tema.

O importante também é formalizar sua empresa, mesma que seja através do MEI, para ter o melhor aproveitamento da profissão e passar profissionalismo e segurança aos clientes do mercado Digital.

Confira o artigo: Descubra todas as vantagens de se tornar um MEI em 2022

Perguntas Frequentes

Quanto ganha um Videomaker iniciante?

A média salarial de um profissional videomaker gira em torno de 5 mil reais mensais segundo dados da plataforma de cursos online Hotmart.

Precisa de faculdade para ser Videomaker?

Não, para exercer a profissão de videomaker basta ter cursos especializados na área e experiência com projetos nem que seja pequenos.

Qual a diferença de videomaker e filmmaker?

O profissional filmmaker está mais ligado a vídeos para cinemas e televisão, já o videomaker se dedica a área de vídeos publicitários em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *